quarta-feira, 26 de junho de 2013

Itaboraí capacita profissionais do ensino integral


                A Prefeitura de Itaboraí realizou durante o sábado (15/06), na Escola Municipal Roberta Maria Sodré de Macedo, no Apolo III, o 3º Encontro de Formação Para Atores da Educação Integral. A reunião teve o objetivo de capacitar, atualizar e socializar os profissionais da rede municipal envolvidos no projeto.
                 "A educação integral já é uma necessidade admitida pelo Ministério da Educação e Cultura. Com ela formamos não apenas alunos, mas cidadãos completos. O prefeito Helil Cardozo tem consciência disto e sabe que o projeto favorece também o crescimento pessoal e o desenvolvimento pleno do estudante como indivíduo", disse Clemária Ramos, subsecretária de Educação Integral e Projetos Estratégicos, responsável por abrir o evento.
                Antes do aprofundamento no tema houve uma dinâmica de acolhida. Na sequência, a coordenadora da educação integral, Cinira Maria de Sousa, conduziu a palestra "O Programa Mais Educação na construção da educação integral no município de Itaboraí". Em seguida, as pedagogas Thaís Motta e Jane Marchon falaram sobre "A rotina educativa nas oficias de educação integral".
                 "Eventos como este são de extrema importância para trocarmos informações com os outros profissionais e aperfeiçoarmos nossos métodos de ensino. Podemos aproveitar para tirar nossas dúvidas e, consequentemente, aumentar nossa bagagem profissional", disse Jozinea Rêgo, professora de educação física nas escolas municipais Neusa Salles e Romeu Simões.
                Após o almoço, os profissionais presentes foram divididos em oficinas de acompanhamento pedagógico, esporte e lazer, teatro, danças, música, artes e capoeira. Logo depois, uma reunião geral foi a responsável pelo encerramento do evento.
                Itaboraí já conta com 30 escolas municipais oferecendo a educação integral. A previsão é de instalar o método em mais 32 unidades de ensino ainda em 2013. De acordo com o programa, os alunos do turno da manhã passam ater aulas das 7 às 15 horas, e os da tarde, das 10 às 17 horas em seus respectivos colégios. No município, o projeto conta com atividades de apoio, além do Programa Mais Educação e Escola Aberta, que possibilita a abertura das escolas nos fins de semana para atividades esportivas, culturais, pedagógicas e de formação profissional.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares