segunda-feira, 17 de junho de 2013

Itaboraí discute seu futuro na 4ª Conferência Municipal das Cidades


Representantes da sociedade civil e autoridades de Itaboraí discutiram os rumos da cidade na sexta e sábado (07 e 08/06) durante a realização da 4ª Conferência Municipal das Cidades em Itaboraí, no Centro Esportivo Vera Gol, no bairro Outeiro das Pedras. Habitação, mobilidade, planejamento urbano, saneamento básico e controle social foram os temas discutidos, e as soluções buscadas foram feitas em parceria entre a sociedade civil e o município.

Questões como o aumento populacional e o forte desenvolvimento pelo qual a cidade passa, devido as obras de implementação na cidade do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj) dominaram as discussões.

O presidente da Federação das Associações de Moradores de Itaboraí (Fami), Antônio Luiz de Jesus, foi o responsável pela coordenação dos grupos de discussão, e elogiou a participação em conjunto com a prefeitura.

 “Essa foi a primeira vez que um governo municipal demonstra interesse em realmente dialogar com a sociedade civil em Itaboraí. Por isso, demos o nosso melhor, contribuindo com indicações, direções e sugestões de como é a cidade que queremos construir daqui para frente”, disse Antônio Luiz.

O prefeito Helil Cardozo abriu o evento, na sexta-feira, acompanhado do vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Social, Audir Santana. Em seu discurso, Helil Cardozo destacou a importância da conferência como forma de criar soluções para grandes mudanças em Itaboraí e região.

“Tenho certeza de que estes dois dias serão de grande importância, com calorosos debates e sugestões, contando com a participação popular. E a mudança não depende só do prefeito e dos secretários, mas sim, de todos nós, que juntos vamos construir uma Itaboraí melhor”, ressaltou Helil.

No sábado, Helil voltou ao Vera Gol, acompanhado de seu secretariado e do deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ), líder de seu partido na Câmara Federal. Cunha destacou a atual fase de crescimento de Itaboraí, mostrando a importância de se discutir as questões sobre o futuro da cidade.

“Itaboraí está fora de qualquer curva de padrão de crescimento das outras cidades brasileiras. Nenhum município vai ter o salto populacional que Itaboraí terá”, afirmou Cunha, ressaltando a construção do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj), maior empreendimento da história da Petrobras. “Se Itaboraí vai ter um Comperj, terá também um polo industrial associado, grande aumento populacional, hotéis, shoppings, necessidades de lazer e agressões ao meio ambiente que deverão ser compensadas. Devido a isso, o processo de saneamento básico no município, por exemplo, será inevitável e terá de ser consolidado”.

Eduardo Cunha lembrou também que o atual momento político é favorável, já que o prefeito Helil Cardozo conta com as parcerias dos governos estadual e federal.

“Essa Conferência hoje (sábado) é realizada no contexto de uma nova gestão municipal, cujo prefeito foi eleito por quem quer mudanças. E quem muda a cidade somos todos nós”, disse Eduardo Cunha.

A Conferência terminou no início da noite de sábado, com a eleição das entidades que vão compor o Conselho Municipal para o triênio 2014/2016, além dos conselheiros que representarão Itaboraí na 5ª Conferência Estadual das Cidades.


Idealizada pelo Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades, a Conferência das Cidades foi criada para consolidar a parceria entre o poder público e a população, no intuito de aumentar a participação de ambas as partes na construção de um modelo efetivo de política urbana.

Com o tema “Quem muda a cidade somos nós: Reforma urbana já!”, o evento em Itaboraí, gratuito, recebeu a inscrição de 154 pessoas, inseridas em associações de moradores, ONGs, sindicatos, trabalhadores, estudantes e outros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares