sexta-feira, 28 de junho de 2013

Itaboraí: Prefeitura multa empresa de ônibus e cobra melhorias


O prefeito de Itaboraí, Helil Cardozo, mandou multar a Maravilha Auto Ônibus, concessionária do transporte público no município, por ter retirado veículos de circulação na sexta-feira (21/06), dificultando a locomoção de quem se dirigia para uma manifestação na cidade. Segundo Helil, a atitude da empresa “não condiz com a liberdade de expressão e o direito de ir e vir de cada cidadão”.

“Quando milhares de itaboraienses quiseram sair às ruas para expor suas indignações de forma pacífica e democrática, a empresa Maravilha retirou seus ônibus de circulação, impossibilitando não só que os manifestantes chegassem ao centro de Itaboraí, mas também que outros trabalhadores pudessem chegar em casa.”, disse Helil Cardozo, por meio de sua página no Facebook.

Além de aplicar a multa, o secretário municipal de Transportes de Itaboraí, Claudio Ivanof, se reúne com representantes da Maravilha nesta quinta-feira (27/06) para cobrar providências a respeito das principais reivindicações da população que utiliza os serviços de ônibus na cidade. O encontro vai analisar os pontos do contrato de concessão que não estariam sendo cumpridos pela Maravilha e cobrar soluções para uma série de reclamações que a Secretaria tem recebido por meio de um serviço telefônico disponibilizado pela Prefeitura.

“Nessa reunião, quero acertar com a empresa algumas situações que ocorrem no dia a dia e que têm trazido transtornos à população. Passamos um pente fino no contrato e vimos alguns pontos que não têm sido cumpridos”, disse o secretário de Transportes.

Ivanof alerta que, se a empresa não se ajustar às solicitações, estará sujeita a sofrer punições, que, em último caso, podem chegar à cassação da concessão. Em janeiro, uma das primeiras ações do prefeito Helil Cardozo foi reduzir a tarifa dos ônibus municipais, que caiu de R$ 2,80 para R$ 2,65, por meio do Decreto nº 001/2013.

Reclamações

Segundo a Ouvidoria do Município, a Secretaria Municipal de Transportes recebeu, desde janeiro, cerca de 80 reclamações em relação ao serviço prestado pela Maravilha. Dentre as principais contestações estão desrespeito aos itinerários (alguns ônibus não vão até o ponto final) e aos pontos de parada, mau atendimento a idosos, deficientes físicos e estudantes, além de problemas quanto ao cumprimento de horários. Além do telefone da Ouvidoria - (0800) 2821-019 - a Secretaria Municipal de Transportes também recebe reclamações dos usuários por meio do telefone 3639-1420.

Com 110 ônibus servindo a Itaboraí, a empresa Maravilha Auto Ônibus é concessionária de 14 linhas municipais: Itaboraí x Pacheco, Itambi - Visconde, Quissamã - Novo Horizonte, Reta Velha - Calundu, Apolo III - Reta, Aldeia da Prata - Reta, Gebara - Reta, Sambaetiba - Manilha, Helianópolis - Reta, Venda das Pedras - Sapê, Itaboraí - Cabuçu, Circular (Itaboraí-Joaquim Oliveira), Caluge - Reta e Marambaia – Itaboraí.

Melhorias

A Prefeitura de Itaboraí tem realizado uma série de ações em busca da melhoria dos serviços de trânsito e transporte público no município. Além de reduzir as tarifas em janeiro, em fevereiro foi iniciada a operação “Ordenação do Tráfego de Manilha”, com a colocação de placas de sinalização, a instalação de semáforos e a troca do local de dois pontos de ônibus, que, há cerca de uma semana, receberam novas coberturas.

O Centro da cidade também ganhou intervenções. Em maio, dois pontos foram desmembrados para receber ônibus municipais e intermunicipais separadamente. A ação diminuiu o problema crônico de engarrafamento, principalmente nas horas do “rush”. No mesmo mês, foram contratados mais 11 orientadores de trânsito, que trabalham em parceria com os agentes do município em toda a extensão da Av. 22 de Maio.

Monitoramento

No momento, a Prefeitura finaliza a elaboração do projeto de monitoramento eletrônico das frotas de ônibus do município. O objetivo é proporcionar mais segurança e comodidade aos usuários do serviço de transporte público da cidade. A partir da conclusão do estudo, o prefeito Helil Cardozo enviará à Câmara de Vereadores um projeto de lei que obriga os ônibus a utilizarem localizadores GPS (Global Positioning System), a partir do qual será possível também aos usuários monitorar a movimentação dos coletivos em tempo real.

Entre as futuras intervenções estão, ainda, a implementação de espaços de estacionamento rotativo e do bilhete único – com a integração dos ônibus urbanos com os intermunicipais - a construção de novos terminais, a modernização dos semáforos, a regulamentação das concessões para vans, moto-taxi e autonomias para táxis e a criação de uma comissão de fiscalização para cada modal de trânsito, além da produção do Plano Executivo, visando a construção e a implementação do monotrilho na cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares