segunda-feira, 10 de junho de 2013

Itaboraí reduz em 66% o número de casos de dengue na cidade

Nos primeiros cinco meses deste ano, o trabalho de combate à dengue em Itaboraí já apresenta bons resultados. É o que demonstra o levantamento feito pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com o balanço, em abril o município contabilizou 1.448 notificações da doença. Já em maio, o número de casos foi de 491, o que corresponde a uma redução de 66% no total de registros. Não houve caso de óbito este ano. Em comparação com o mesmo período do ano passado, quando um óbito foi registrado, houve uma redução de 54% no número de registros da doença no município.
De acordo com o subsecretário de Vigilâncias em Saúde, Geraldo Vieira Sobrinho, o mês de maio registrou um dos menores índices de casos suspeitos de dengue em Itaboraí, só superado por janeiro (451 casos).
“O saldo positivo é resultado do monitoramento e das ações realizadas diariamente pelos agentes de controle a endemias, do Programa Municipal de Combate à Dengue (PMCD). Os profissionais estão reforçando os trabalhos, visitando residências e áreas de difícil acesso para encontrar focos do mosquito, além de realizar trabalhos de conscientização sobre a necessidade de eliminar garrafas PET, pratinhos de plantas e possíveis reservatórios de água limpa e parada, como pneus, latas e tambores sem tampa”, afirmou Sobrinho.
A realização de mutirões nos bairros, em parceria com o Governo do Estado, a circulação de carros-fumacês pela cidade e a aplicação do aerosystem, equipamento que garante a pulverização de inseticida dentro das residências, também contribuíram para redução do número de casos de dengue, de acordo com avaliação do secretário municipal de Saúde, Edilson Francisco dos Santos.
"Podemos dizer que vivemos um bom momento, mas não é hora de “baixar a guarda”. Temos que continuar em estado de alerta. Não basta só a Prefeitura fazer sua parte. A população deve evitar que sua residência seja um foco de dengue”, ressaltou o secretário.
Combate
Para ajudar no extermínio do mosquito Aedes aegypti, é necessário que toda a população se envolva. A conscientização da população e o monitoramento dos bairros são medidas adotadas no combate à dengue. Durante as visitas domésticas realizadas pelos agentes de endemias, cartilhas explicativas são distribuídas para que a população tire suas dúvidas e saiba como se prevenir.
Prevenção
Os agentes de combate a endemias também distribuem telas de náilon para caixas d’água. Folders e cartazes explicativos também são distribuídos aos moradores, com orientações sobre como eliminar os criadouros e evitar o nascimento de novos mosquitos. As visitas podem ser solicitadas por meio do telefone 2639-8176.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares