segunda-feira, 17 de junho de 2013

Prefeito de Itaboraí se reúne com ministro do Trabalho em busca de verbas e parcerias


Em busca de apoio para capacitar e qualificar profissionalmente a população de Itaboraí, o prefeito Helil Cardozo se reuniu, na segunda feira (10-06), na sede do Ministério do Trabalho no Rio de Janeiro com o ministro Manoel Dias, que considerou viáveis as propostas apresentadas na ocasião por Helil e o secretário municipal de Trabalho e Renda, Álvaro Adolpho.

Helil pretende implantar, em parceria com o Ministério do Trabalho, projetos como o Centro Público de Apoio ao Trabalhador e a Encubadora de Cooperativas, que dará apoio e incentivo ao cooperativismo. A prefeitura também quer Implantar um espaço de interação envolvendo os principais atores do mercado de trabalho, cadastrando pessoas com o objetivo de capacitar ou encaminhá-las para cursos de capacitação.

O ministro Manoel Dias enfatizou a importância de se capacitar a cidade para atender à demanda das empresas que se instalam em Itaboraí, a partir da chegada do Comperj à cidade.

“A verba para Itaboraí já existe. Precisamos agora que a prefeitura nos envie os projetos que se adequam a essas demandas”, explicou o ministro.

O prefeito Helil Cardozo afirmou que o apoio do Ministério do Trabalho será fundamental para o desenvolvimento de Itaboraí, que passa por um processo de grande crescimento populacional, com a instalação do Complexo Petroquímico da Petrobras.

“A fase que a cidade está vivendo, com a chegada do Comperj e das empresas que aqui se instalam, requer mão-de-obra capacitada. A falta de capacitação faz com que as empresas busquem pessoas de fora da cidade. Queremos que o emprego daqui seja de quem é daqui. Por isso, procurei o ministro, que nos atendeu prontamente e colocou o Ministério à disposição para nos apoiar”, declarou o prefeito.

De acordo com o secretário Álvaro Adolpho, os projetos estão em fase de conclusão e serão enviados em breve ao Ministério.

“Temos que deixar de ser uma cidade dormitório e nos tornarmos um grande centro de excelência. Além de capacitar e qualificar os profissionais, também vamos fornecer orientação aos microempreendedores, divulgando informações para incentivar o empreendedorismo e indicando o caminho para as oportunidades de financiamentos”, declarou o Secretário.

Adolpho também anunciou a implantação na cidade de oficinas para o desenvolvimento de marketing pessoal, elaboração de currículos, abilidades de comunicação, entrevista, postura e imagem profissional.


No fim do dia, Helil acompanhou o ministro Manoel Dias na cerimônia de posse das comissões de trabalhadores do Comperj, na sede do empreendimento. O evento empossou 27 trabalhadores, que vão representar cerca de 18 mil pessoas que trabalham no Complexo Petroquímico. Na cerimônia, também esteve presente o ministro-chefe da Secretaria-geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares