segunda-feira, 24 de junho de 2013

Prefeitura de Itaboraí e Iphan renovam convênio para uso da Casa de Cultura


O prefeito de Itaboraí, Helil Cardozo, e a superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Cristina Lodi, assinaram na  segunda-feira (17) a renovação do termo de prorrogação pelo uso da Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres, com previsão de validade até 2016.
Segundo o presidente da Fundação Cultural de Itaboraí, Cláudio Rogério Dutra, o termo estabelece a renovação de liberação do imóvel para a cultura de Itaboraí, conforme desejo das irmãs Torres, herdeiras do antigo proprietário do imóvel, o ex-ministro Alberto Torres.
“A Casa de Cultura não é da prefeitura, mas com este termo firmado, em uma ação conjunta com o Ipha, hoje detentor do imóvel, fica estabelecida a continuidade da administração do local pela Cultura de Itaboraí”.
Na ocasião, será inaugurada a exposição “A história de Itaboraí em Entalhes”, do artista local e funcionário da Divisão de Patrimônio Histórico da Prefeitura de Itaboraí, Dawson Nascimento. Ao todo, serão aproximadamente 10 peças de arte, que ficarão expostas no Salão Nobre da Prefeitura até o dia 31 de julho, com entrada gratuita.


A sede da Casa de Cultura compõe o Centro Histórico de Itaboraí. Sobrado representativo da arquitetura urbana brasileira do século XIX, foi doado ao Iphan após a morte da antropóloga Heloísa Alberto Torres - filha do ex-ministro da Província do Rio de Janeiro, Alberto Torres - para tornar-se um centro de difusão cultural. É tombado pelo Iphan e tem suas características arquitetônicas e acervo preservados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares