quarta-feira, 17 de julho de 2013

Católicos peregrinos da JMJ visitam a Prefeitura de Itaboraí



O prefeito de Itaboraí, Helil Cardozo, recebeu, na tarde desta terça-feira (16/07), a visita de jovens estrangeiros que estão hospedados nas casas de fiéis da Paróquia São Francisco de Assis, do bairro Apollo II. Os dez argentinos e quatro venezuelanos se somam aos cerca de 20 romenos que estiveram um dia antes no Salão Nobre da Prefeitura. Ao todo, 328 católicos passam a Semana Missionária em Itaboraí. Nesta quarta-feira, uma grande atividade está prevista para a Praça Marechal Floriano Peixoto, onde todos os participantes farão um dia de orações com a celebração de missa e outras atividades religiosas. Também está prevista a apresentação de artistas locais. O início ocorre às 8 horas.

“É um privilégio receber vocês aqui em nosso município”, disse Helil Cardozo aos jovens que visitaram a Prefeitura. “Estamos de braços abertos para acolhê-los da melhor forma possível. Enquanto estiverem em Itaboraí, vocês fazem parte do nosso povo, e espero que gostem da nossa cidade. Estamos à disposição para atendê-los no que precisarem”.

A Semana Missionária é um momento de preparação para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontece no Rio de Janeiro a partir da próxima terça-feira (23/08). Até lá, os estrangeiros são acolhidos nas paróquias, proporcionando o primeiro contato com as famílias brasileiras, exercendo atividades religiosas no entorno e conhecendo a cultura local.

“Fomos surpreendidos com tanta alegria e carinho do povo de Itaboraí. Estamos sendo mais do que bem tratados aqui. Já viemos muito felizes devido ao papa Francisco ser nosso compatriota, e estamos ainda mais contentes pela recepção da população”, disse o padre Esteban Alfaro, da igreja San Jerónimo, da cidade argentina Coronda, que entregou um mate típico do seu país ao prefeito.

“Estamos todos muito emocionados por podermos conhecer pessoas e culturas diferentes, mas o nosso propósito principal é renovar a fé em Deus, celebrando o nosso amor a Jesus Cristo e fortalecendo nossa consciência social”, disse Joselyn Valderrama, estudante de 16 anos, moradora do município venezuelano El Callao.

O Vicariato Rural, que engloba nove paróquias dos municípios Itaboraí, Tanguá, Rio Bonito e Silva Jardim, decidiu unir os jovens estrangeiros e brasileiros hospedados nessas cidades em uma só durante algumas datas da Semana Missionária. A celebração desta quarta-feira (17/07), em Itaboraí, terá como tema a cultura. Em seguida, na quinta-feira (18/07), o destino será Tanguá, para festejarem a espiritualidade. Já na sexta-feira (19/07), Rio Bonito será a sede da solidariedade. No próximo domingo (21/07), outro evento ocorre em Itaboraí, no Santuário Jesus Crucificado, em Porto das Caixas.

“As pessoas daqui são muito legais, e a estadia é melhor do que eu esperava. Já fui na edição 2005 da JMJ em Colônia, na Alemanha, com o papa Bento XVI, e este ano de 2013 também será muito especial, principalmente pela alegria dos brasileiros, que demonstram ter muita fé”, disse Katarina Flora, de 30 anos, moradora da cidade romena Iaşi, que deu um chapéu para o prefeito Helil Cardozo na última segunda-feira (16/05).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares