quarta-feira, 17 de julho de 2013

Estudantes de Itaboraí dizem não às drogas



Mais de 900 alunos entre 9 e 13 anos do 5º ano do Esnino Fundamental de 14 escolas de Itaboraí receberam, neste sábado, o certificado de conclusão do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). Ao longo do 1º semestre deste ano, 937 estudantes participaram do curso, cujo objetivo é o de orientar os jovens sobre a realidade das drogas e violências a serem enfrentadas ao longo de suas vidas. Em parceria entre a Polícia Militar e a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, as aulas foram ministradas por PMs capacitados especialmente para lidar com o tema.

Em clima de descontração, a cerimônia de formatura, numa casa de shows em Itaboraí, contou com a presença do prefeito Helil Cardozo, de seu vice e secretário de Desenvolvimento Social, Audir Santana; do secretário de Serviços Públicos, Marcos Le Gentil, e da secretária de Educação e Cultura, Susilaine Duarte, além da vereadora Rosana Rosa (PCdoB) e dos policiais militares responsáveis pelo programa. O mascote do Proerd, Leo, também marcou presença. A solenidade foi aberta pela Banda da Guarda Municipal.

“Este programa estadual é importantíssimo, porque promove a cultura da paz para fortalecer as comunidades, garantindo segurança e um futuro para as crianças do nosso município”, disse Helil Cardozo.

O prefeito lembrou ainda que, em 2014, Itaboraí ganhará a Escola da Guarda Mirim. com aulas e atividades em tempo integral para as crianças do município.

O vice-prefeito e secretário Audir Santana enalteceu o Proerd e o empenho da PM em Itaboraí.

“Por meio de um método pedagógico, as crianças são estimuladas a pensar nas consequências das escolhas que fazem e a lidar com as pressões de grupos, optando por uma vida saudável, sem usar drogas. Estamos muito satisfeitos com a formação desses mais de 900 jovens”, afirmou Audir.

Diante do mascote Leo, os estudantes fizeram um juramento de que ficarão sempre longe das drogas. Tiago Martins, da Escola Municipal Adhemário Rodrigues da Costa, ganhou um troféu e uma bicicleta como autor de uma das melhores redações sobre o tema. Num trecho de seu texto, o menino diz: “As aulas do Proerd ajudam a não se envolver com as drogas. As pessoas viciadas envelhecem rapidamente e causam problemas aos seus familiares. Eu vou ficar longe das drogas”.

Além de esclarecer sobre os perigos das drogas, o Proerd tem como obietivo estimular a autoestima, a força e a coragem dos jovens, e prepará-los para dizer não aos entorpecentes, como lembrou o sargento PM Ubaldo, um dos coordenadores do programa. Desde sua criação no Estado do Rio, o Proerd já orientou cerca de 300 mil estudantes nos 92 municípios fluminenses. O curso é realizado com material didático próprio e atividades didáticas interativas. No encerramento, além de receberem o certificado, os alunos assumem o compromisso pessoal de resistir às drogas.


O Proerd é uma versão brasileira do bem-sucedido programa norte-americano Dare (Drug Abuse Resistence Education), surgindo em 1983. No Brasil, foi implantado de forma pioneira e visionária em1992 pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares