segunda-feira, 29 de julho de 2013

Itaboraí confirma adesão ao programa Mais Médicos, do Governo Federal

Itaboraí confirma adesão ao programa Mais Médicos, do Governo Federal

O município de Itaboraí vai aderir ao programa “Mais Médicos”, do Governo Federal. A estimativa inicial da Secretaria Municipal de Saúde é a de preencher 13 vagas, número que pode aumentar até o prazo final da inscrição, em 25 de julho. De acordo com o Prefeito Helil Cardozo, o objetivo é combater a falta de profissionais, problema crônico em nível nacional, e que também assola, há tempos, a cidade. Atualmente, 357 médicos trabalham nas unidades públicas de Itaboraí.

“Vamos contratar mais médicos, porém, precisamos de muitos para atender a demanda que a nossa população necessita. O programa federal ‘Mais Médicos’ ampliará a presença desses profissionais nas Unidades de Saúde da Família da nossa cidade”, ressaltou Helil Cardozo. “Quem precisa de atendimento médico não pode esperar. Trata-se de uma medida emergencial para garantir atendimento o mais rápido possível à população”.

De acordo com a Medida Provisória 621/13, a prioridade é contratar médicos formados no Brasil. Caso as vagas não sejam preenchidas pelos brasileiros, só então o governo contratará médicos estrangeiros ou brasileiros formados no exterior, sendo que os últimos terão preferência dentro deste grupo.

Entre os objetivos listados estão diminuir a carência de médicos nas regiões prioritárias para o Sistema Único de Saúde (SUS), de modo a reduzir as desigualdades nesta área; fortalecer a prestação de serviços em saúde no país e ampliar a inserção do médico em formação nas unidades de atendimento do SUS.

Além do salário de R$ 10 mil, os profissionais também receberão do Governo Federal auxílio para deslocamento, que não será contínuo. A jornada de trabalho será 40 horas semanais.

“Já adianto que nenhum médico que atua na nossa rede de atenção básica receberá salário inferior a um profissional contratado pelo Governo Federal. O que for necessário fazer no sentido de readequação salarial nós faremos, desde que o profissional cumpra a jornada de 40 horas”, adiantou o secretário municipal de Saúde, Edilson Francisco dos Santos.
A partir do dia 2 de setembro, os médicos já começam a atuar nos municípios contemplados.

Mais saúde para Itaboraí

A contratação de médicos integra o pacote de medidas para ampliar o acesso à saúde em Itaboraí. Além de iniciar em setembro a construção de mais 11 postos de saúde da família, durante o encontro com a Presidenta Dilma Rousseff realizado no último dia 08 em Brasília/DF, o prefeito Helil Cardozo também conseguiu recursos para reformar e ampliar todos os postos de saúde da cidade.

“Aproveitei a oportunidade e solicitei alguns investimentos para nossa cidade. Com o lançamento do programa ‘Mais Médicos’, faremos a reforma e a requalificação de todas as unidades básicas de saúde (UBS). O Programa Saúde da Família tem que funcionar de verdade”, afirmou Helil.

Itaboraí possui 35 PSFs, além de duas unidades de especialização médica, um Hospital Municipal e um Atendimento Médico de Emergência (AME).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares