quinta-feira, 25 de julho de 2013

Itaboraí realiza 1ª Conferência Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário


Agricultores de Itaboraí participaram, na quinta-feira (18/7), da 1ª Conferência Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, na sede da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca. O evento foi aberto pelo vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Social, Audir Santana, juntamente com o secretário de Agricultura, José Carlos Rodrigues, o Zeca do Pacheco, e a articuladora estadual do Ministério de Desenvolvimento Agrário, Ana Paula Guimarães Farias. A finalidade foi discutir sugestões para a criação do Plano Municipal que, no ano que vem, fortalecerá ainda mais a agricultura familiar na cidade.

Durante todo o dia, foram debatidos, entre outros temas, a reforma agrária e a democratização do acesso à terra e aos recursos naturais, a abordagem territorial como estratégia de desenvolvimento rural e a promoção da qualidade. Os temas debatidos farão parte do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário.

“Vamos levar as propostas que estão sendo formatadas para a 2ª Conferência Nacional, que tem como objetivo a participação de todos os setores da sociedade dos municípios integrantes. Na oportunidade, será discutido o tema Desenvolvimento Socioeconômico e Ambiental do Brasil Rural e Fortalecimento da Agricultura Familiar e Agroecologia”, disse Audir Santana.

Para a representante do Governo Federal no Estado, o encontro, que integra a Conferência Intermunicipal Metropolitana do Rio de Janeiro, serviu como 1º capítulo para que Itaboraí participe do Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário.

“Essas sugestões aprovadas se tornarão políticas públicas para o atendimento do desenvolvimento sustentável da agricultura familiar, auxiliando o Plano Pluri Anual – PPA – que, por sua vez, servirá como base para a construção do plano municipal, que será submetido à Câmara de Vereadores. Com a aprovação do Legislativo, a Secretaria Municipal terá mais recursos no Orçamento para o ano que vem, além de se habilitar a convênios com os governos estadual e federal”, explicou Ana Paula.

As proposições aprovadas foram discutidas por cerca de 60 representantes dos agricultores, jovens das comunidades rurais, assentados e representantes de organizações governamentais e não governamentais.

O secretário Zeca do Pacheco terminou o encontro bastante otimista com os debates para a formulação da política de desenvolvimento rural sustentável.

“Estamos no caminho certo para fortalecer cada vez mais a nossa agricultura”, disse Zeca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares