terça-feira, 23 de julho de 2013

Itaboraí recebe peregrinos da JMJ no Dia da Cultura



Cerca de 400 jovens de 16 nacionalidades, que estão no Brasil para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), participaram, na quarta-feira (17/07), do Dia da Cultura, na Praça Marechal Floriano Peixoto, em Itaboraí. O evento, que faz parte da programação da Semana Missionária, reuniu também peregrinos de diversas cidades do entorno, como Niterói, Tanguá, Rio Bonito e Silva Jardim. A Semana Missionária antecede a chegada do papa Francisco ao Rio de Janeiro para a JMJ. O Prefeito Helil Cardozo abriu o evento, acompanhando, junto aos párocos da região, a recepção dos jovens. O prefeito também almoçou com todos os participantes no Colégio Estadual Visconde de Itaboraí.

“Os jovens trazem muita energia positiva. Essa integração é importantíssima, tanto para quem chega, quanto para quem mora aqui. Além da mensagem Cristã, que é passada através desse grande encontro, o intercâmbio cultural que temos aqui é de extrema importância”, disse Helil, que, ao longo da semana, recebeu todos os jovens estrangeiros em seu gabinete e até já arranha algumas palavras em outras línguas. “Já aprendi umas palavras. Até o fim da semana estarei craque”, brincou.

Para o jovem Arturo Goyeneche, de Buenos Aires, a recepção em Itaboraí superou as expectativas, Arturo está hospedado em Porto das Caixas, e se encantou com a história religiosa local,
"A recepção na cidade está sendo maravilhosa. Estou encantado com tudo aqui. Uma pena que só ficaremos uma semana", disse o jovem, que já assistiu missas celebradas pelo papa Francisco na Argentina e garante que o novo Pontífice  foi "uma escolha de Deus".
"O Papa Francisco tem o dom de tocar o coração do povo com a palavra. Tenho certeza de que Deus o escolheu para que a Igreja seja fortificada e para que seus ensinamentos não sejam perdidos", disse Arturo.
Ao longo de toda a quarta-feira, os jovens participaram de diversas atividades na Praça, que mesclavam momentos de oração com ações voltadas ao lazer, incluindo apresentações de dança e música.
Vindo de Camaragibe (PE), o estudante Caio Pereira, de 20 anos, está passando as férias no Rio, e veio a Itaboraí participar do Dia da Cultura.
“Estou muito bem impressionado com a organização do evento. Estão todos de parabéns”, disse Caio.

Os jovens participam de atividades em Itaboraí até a sexta-feira, quando seguem para outras cidades..

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares