sexta-feira, 19 de julho de 2013

Itaboraí recebe visita de técnicos do Iphan


Técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) estiveram em Itaboraí para visitar o túnel ferroviário, em Porto das Caixas, e a antiga estação de trens de Visconde, ambas tombadas pelo município. Ainda este ano, a Secretaria Municipal de Obras começará os serviços de demolição de edificações construídas irregularmente próximas ao túnel. O trabalho, supervisionado pelo Iphan, faz parte de uma ação da Prefeitura de resgate da memória e do patrimônio artístico e cultural da cidade.

“A demolição das edificações será um trabalho quase que artesanal, para evitarmos que o túnel seja danificado. Em seguida, nossa ideia é construir uma praça e um ponto de visitação turística nesta localidade”, diz o secretário de Obras de Itaboraí, Rafael Cohen.

De acordo com o secretário, em relação à antiga estação ferroviária, a ideia é passar a administração da área, hoje sob os cuidados da Secretaria de Patrimônio da União (SPU),  para a Prefeitura. "Também temos planos de revitalização do espaço para fins culturais", explica ele, lembrando que o local tem grande importância histórica, tendo contribuído fortemente para o desenvolvimento de vários municípios fluminenses. Cabe ao Iphan avalizar a cessão do espaço ao Município.

A arquiteta do Iphan Meise Amaral afirmou que, após as devidas inspeções, irá solicitar à SPU a cessão de uso provisório da estação para o instituto, que, por sua vez, poderá transferir ao município por meio da assinatura de um termo de compromisso.

“É importante ressaltar que todos os imóveis concedidos pelo Iphan como bens do patrimônio histórico devem ser utilizados como equipamentos culturais, e isto, a prefeitura tem a intenção de fazer”, ressaltou Meise.

Entendendo a necessidade urgente de preservação e considerando seu alto valor histórico, artístico e cultural, a Fundação Cultural de Itaboraí já solicitou ao Iphan a tutela antecipada da estação ferroviária. A intenção é instalar no local o museu ferroviário e ponto de cultura e de eventos, além de uma biblioteca.

Posteriormente poderá promover cursos profissionalizantes no local.

“Itaboraí será um dos poucos lugares no estado a contar com um museu ferroviário. Resgatar a memória é preservar a história e a vida do cidadão”, disse o presidente da Fundação Cultural de Itaboraí, Cláudio Rogério Dutra, que solicitou a visita dos técnicos do Iphan.

Morador de Visconde há 47 anos, Evaldo Nunes destaca que o distrito de Visconde surgiu por causa da estação ferroviária.

“O sonho das pessoas que moram aqui é ver este lugar todo revitalizado, com áreas culturais e de lazer para a população”, disse Evaldo.

A visita contou ainda com a presença do secretário municipal de Transportes, Cláudio Ivanof, da museóloga Fátima de Vilapa e o diretor executivo da Fundação Cultural de Itaboraí, José Américo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares