sexta-feira, 26 de julho de 2013

Itaboraí sedia reunião estadual de educação integral


O Comitê Territorial de Educação Integral do Rio de Janeiro se reuniu em Itaboraí, na quarta-feira (17/07), na sede da Ordem dos Advogados do Brasil do município. O grupo de trabalho se encontra mensalmente, sendo um mês na capital estadual e outro numa cidade diferente. O objetivo é reunir os representantes das secretarias municipais que adotam as políticas de educação integral em suas unidades de ensino.

“Estas reuniões são sempre muito proveitosas, pois servem para ajudar na articulação da construção, implantação e consolidação da educação integral em todo o estado. Tal política é essencial para a complementação da educação que os alunos recebem nas escolas, fortalecendo o crescimento deles como cidadãos por meio de arte, esporte, lazer e cultura”, disse Cinira Maria de Souza, coordenadora municipal de Educação Integral, ao lado de Susilaine Duarte, secretária municipal de Educação e Cultura de Itaboraí.

O início do encontro contou com a apresentação de Daêr da Motta, técnico do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE). Ele esclareceu e tirou dúvidas sobre a nova resolução do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), que leva recursos do Governo Federal diretamente para as unidades de ensino a fim de promover melhorias em suas infraestruturas físicas e pedagógicas, com a consequente elevação do desempenho escolar.

Antes da pausa para o almoço, os profissionais presentes puderam acompanhar uma apesentação de ballet clássico, com 18 crianças da Creche Escola Municipal Francisca Mendes, da Reta Velha. Elas apresentaram o espetáculo “Mundo Melhor”, sob a coordenação da professora Monique Tórtora, arrancando aplausos de todos. A exibição serviu para mostrar como estudantes de qualquer idade podem se desenvolver por meio da cultura. À tarde, todos retornaram para a reunião formal do comitê.

A Prefeitura Municipal de Itaboraí conta, atualmente, com 30 escolas utilizando o Programa Mais Educação para a educação integral, que oferece atividades complementares aos estudantes além do horário normal de aulas. Até o fim do ano, mais 32 receberão o projeto, totalizando 62 em toda a cidade.

O objetivo do prefeito Heli Cardozo é que todas as 86 escolas do município adotem a educação integral até 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares