quinta-feira, 11 de julho de 2013

Pacientes ostomizados de Itaboraí recebem cuidados especiais e assistem a palestra


Cerca de 150 pessoas participaram de uma palestra sobre prevenção de doenças e autocuidado aos portadores de ostomia em Itaboraí. O evento aconteceu no Pólo de Atenção às Pessoas Ostomizadas em funcionamento na Policlínica de Manilha.

O prefeito Helil Cardozo abriu o encontro, defendendo o trabalho realizado pelos profissionais de saúde no município, afirmando, ainda, que está mobilizado para investir e ampliar o programa.

“Nossa população está crescendo e precisando de profissionais que queiram trabalhar pelo nosso povo, se dedicar à nossa cidade”, disse Helil. “Parabenizo a coordenação pela atenção aos pacientes e coloco-me à disposição para ajudá-los no que for preciso para que vocês possam exercer sua cidadania e melhor qualidade de vida”.

Itaboraí foi a primeira cidade do Estado do Rio a implantar o serviço de acordo com as diretrizes do Ministério e da Secretaria Estadual de Saúde. Além do município, a unidade também presta serviços aos pacientes de Maricá, Tanguá, Rio Bonito e Silva Jardim. Todos são atendidos por uma equipe composta por médico, enfermeiro, assistente social e técnico de enfermagem.

A coordenadora do Polo, Cláudia Alonso, ressaltou a determinação e a satisfação dos pacientes ostomizados atendidos em Itaboraí.

“Vocês são um exemplo de vontade de viver. É importante presenciar este momento, para saber que o nosso trabalho está sendo bem feito“, afirmou.

Atualmente, 132 pacientes estão cadastrados em Itaboraí, e recebem, mensalmente, um kit contendo 15 bolsas coletoras de colostomia ou urostomia e material como gazes, luvas, álcool, soro fisiológico, entre outros itens, dependendo da avaliação médica. O Polo também dispõe de serviço social para apoiar os familiares, e dinâmicas de grupo para trocas de experiências entre os pacientes que se encontram nessa situação.

O mais novo paciente cadastrado na unidade tem apenas dois anos de vida. Miguel Cosme Peixoto nasceu com problema nos rins e no intestino grosso, e usa duas bolsas coletoras desde seu primeiro dia vida. De acordo com mãe do bebê, a dona de casa Flávia Cosme da Silva Peixoto, 34 anos, no começo foi difícil superar a dificuldade, e toda família teve que se acostumar.

“Foi uma surpresa pra gente quando ele nasceu. Hoje fazemos um acompanhamento do seu desenvolvimento e recebemos toda assistência do polo de ostomizados de Itaboraí, que tem nos orientado também na área psicológica”, afirma a mãe.

Para se cadastrar no programa, o portador de ostomia deve levar carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, laudo médico e cartão do SUS até a Policlínica de Especialidades Médicas José de Oliveira Filoco, que fica na Rodovia Manilha-Magé (BR 493), km 0, Trevo de Manilha, Itaboraí (ao lado da UPA 24 horas). Telefones: 2635-9577 ou 2635-9296. O funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

Benefícios

Os ostomizados são classificados como deficientes físicos. Desta forma, ganham o amparo de um significativo conjunto de leis, que regulamentam os direitos dos deficientes no Brasil, nas esferas Federal, Estadual e Municipal. Além disso, um expressivo número de ostomizados convive com a condição de pacientes com câncer, que é considerada uma moléstia grave. Portanto, seus portadores também são contemplados com outros benefícios sociais.

Dentre os benefícios estão: aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, isenção de imposto de renda na aposentadoria, isenção de ICMS, IPI e IPVA para veículos adaptados, quitação do financiamento da casa própria, saque do FGTS e do PIS e passe livre. A lista completa pode ser acessada através do link http://www.inca.gov.br/publicacoes/DireitosPacientesCancer.pdf.

O que é ostomia

Ostomia é uma intervenção cirúrgica que permite criar uma comunicação entre o órgão interno e o exterior, com finalidade de eliminar os dejetos do organismo. A nova abertura que se cria com o exterior chama-se estoma. A razão para se criar uma estoma ocorre por motivo de perfurações acidentais no abdome, câncer no reto, no intestino grosso ou na bexiga. Pacientes portadores de traqueostomia e os que usam cateteres ou sondas também são considerados ostomizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares