quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Agricultor familiar de Itaboraí reforçará a merenda na rede municipal de ensino


Prefeito Helil Cardozo garante pagamento em dia aos produtores rurais
Os pequenos produtores rurais de Itaboraí saíram otimistas da reunião que tiveram nesta quarta-feira (07/8) com o prefeito Helil Cardozo; o secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca, José Carlos Rodrigues, o Zeca de Pacheco, e com representantes das secretarias de Integração Governamental e de Educação. Preocupados com os atrasos nos pagamentos durante a gestão anterior da Prefeitura, os produtores tiveram a garantia de que isso não ocorrerá no atual governo. A partir de segunda-feira (12/8), creches e escolas municipais já passam a contar com os produtos da agricultura familiar, que beneficiarão mais de 34 mil alunos.
Durante o encontro, o prefeito Helil Cardozo falou da importância da agricultura familiar, e lembrou que ele, como filho e neto e agricultores, sabe bem da importância de se valorizar a produção familiar, gerando renda e emprego para a população rural.
“O agricultor que estiver com sua documentação em dia não terá dificuldades em receber por seu trabalho. Queremos uma agricultura familiar forte, atendendo à nossa rede municipal de ensino e também fornecendo seus produtos para todo o estado”, disse Helil Cardozo, que prometeu acompanhar de perto o trabalho dos agricultores.
Ao abrir a reunião, Zeca de Pacheco disse que a sua secretaria dará apoio técnico e logístico aos produtores inseridos na agricultura familiar, e ainda fez uma convocação.
“Estamos prontos para receber a produção de vocês. Nossos caminhões recolherão, de 2ª a 4ª feira, até o meio dia, verduras, legumes, frutas e pescado destinados às 86 escolas que atendem a 34 mil estudantes do ensino fundamental e 14 creches, que recebem 1.630 crianças diariamente. Aproveito para convocar todos os produtores rurais de Itaboraí para que se cadastrem no programa”, destacou Zeca.
Pouco antes da chegada do prefeito à reunião, questionada sobre os constantes atrasos no pagamento do fornecimento de alimentos na administração anterior, a nutricionista Inaiá Figueiredo, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, responsável pela merenda escolar em Itaboraí, garantiu que isso não ocorrerá na gestão atual.
“O Governo Federal disponibiliza, anualmente, cerca de R$ 2,5 milhões para a merenda escolar, com parcelas mensais depositadas numa conta bancária específica. Não há atraso neste repasse. Portanto, não há justificativa para vocês receberem com atraso. Entregou a mercadoria, deu entrada com a nota fiscal, o pagamento será feito em cinco dias úteis”, garantiu Inaiá.
Quanto aos valores a serem pagos pelos produtos, a Secretaria Municipal de Educação fez um levantamento de preços junto à Fundação Getúlio Vargas e à Prefeitura do Rio. Da verba repassada pelo Governo Federal, a lei determina que 30% de todo o recurso sejam destinados à agricultura familiar para atender a merenda escolar, com dispensa de licitação e sem intermediários.
Para o agricultor familiar, esta lei é mais uma alternativa de comercialização, diversificação e geração de renda. Para os estudantes da rede pública de ensino, é a garantia de alimentos e hábitos alimentares saudáveis, contribuindo para o desenvolvimento dos alunos. Para o Município, significa o fortalecimento da cadeia da produção à comercialização e a geração de emprego e renda, fortalecendo a economia local.
Também participaram do encontro o superintendente da Secretaria de Integração Governamental, Luiz Cláudio Caldas, e o professor José Leão, subsecretário municipal de Educação e Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares