sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Caps de Itaboraí promove festa julina


O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Pedra Bonita, em Itaboraí, que conta com cerca de 280 usuários  sua tradicional festa julina. Estiveram presentes, além da equipe da Secretaria Municipal de Saúde, o vereador Bill (PDT) e cerca de 60 pessoas, entre usuários da unidade, seus familiares e pacientes convidados do Hospital Colônia Rio Bonito.
“É muito bom ver a alegria nos rostos deles durante este tipo de evento. O mais importante é, sem dúvidas, a interação e a solidariedade entre todos. Esta união para festejar ajuda-os a estimular o bem estar e consequentemente a facilitar a convivência deles com a sociedade em geral” - disse Jane Andrade, coordenadora administrativa do Caps, ao lado de Andreza Figueiredo, psicóloga do Programa de Saúde Mental.
A festa teve quadrilha, casamento, comida típica (caldos, cocadas, canjica, maçã do amor) e tudo mais que um bom evento caipira tem direito, além de uma exposição de artesanatos feitos pelos próprios usuários da unidade.
O Caps recebe pacientes tanto por demanda espontânea quanto por encaminhamento das Unidades de Saúde da Família (USF's). Quando o usuário chega até o local, passa por uma triagem com um psicólogo e enfermeiro a fim de avaliarem se a necessidade é de acompanhamento psicológico ou psiquiátrico. Em cima disto é definida a quantidade de vezes semanais que a pessoa terá de comparecer à unidade. A intenção é substituir a internação por meio do tratamento. Em casos especiais, no entanto, o paciente é encaminhado para o Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior, quando fica por até 72 horas na emergência psiquiátrica. Após o período, se reabilitado é encaminhado de volta à casa, se não é levado à internação em um hospital especializado.

A unidade Pedra Bonita funciona de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas, na rua José Serafim Custódio, 93, Jardim Imperial. O serviço conta com médico psiquiatra, psicólogo, assistente social, enfermeiro e técnico de enfermagem, além de uma cozinha que fornece três refeições diárias, dois consultórios, sala de vídeo, espaço para atividades manuais e uma ampla área física, com piscina e área verde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares