sábado, 17 de agosto de 2013

Itaboraí ganha nova Unidade de Saúde da Família em Porto das Caixas

Itaboraí ganhou, esta semana, uma nova Unidade de Saúde da Família (USF) no distrito de Porto das Caixas, que deve atender a mais de 3.600 moradores da região, totalizando 1.020 famílias.
Já em funcionamento, Helil ressaltou o esforço de sua atual gestão para revitalizar o sistema de saúde de Itaboraí, considerado uma prioridade em seu governo.
“É com imensa alegria que entrego à população de Itaboraí essa nova unidade. Quando assumi a gestão municipal, a saúde ia muito mal na cidade, mas estamos colocando as coisas para funcionar”, enfatizou Helil Cardozo. “O antigo posto que funcionava em Porto das Caixas era bastante precário, e sequer tinha médico. Hoje, além de inaugurar essa unidade, também tenho o prazer de lhes apresentar a médica que será a responsável pelos atendimentos”.
O prefeito disse, ainda, que a população pode aguardar por mais melhorias. Segundo ele, a boa gestão na saúde passa, também, por um atendimento mais humanizado.
“Vamos proporcionar mais médicos e equipamentos, mas qualidade não tem a ver apenas com isso. É preciso um bom atendimento. Saúde eficiente começa com o bom dia que o paciente recebe assim que chega na recepção de um hospital, por exemplo”, disse Helil.
O novo posto de Porto das Caixas conta com uma médica, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e uma equipe de agentes comunitários de saúde. A unidade tem dois consultórios, sala de espera com TV e salas de vacina e pesagem, além de uma brinquedoteca.
O secretário de Saúde de Itaboraí, Edilson Francisco dos Santos, também demonstrou sua alegria com o novo equipamento.
“É uma satisfação enorme entregar esse posto à comunidade. Isso demonstra a intenção do prefeito em proporcionar um sistema de saúde melhor para todos de Itaboraí”, ressaltou Edilson.
Na unidade serão realizados exames preventivos, pré-natal, puericultura, aplicação de vacinas, tratamento especializado para hipertensão e diagnósticos de tuberculose e hanseníase, além de cadastramento de cartões do Sistema Único de Saúde (SUS). As visitas domiciliares serão retomadas e atualizadas, de acordo com as prioridades.
Moradora da região, a aposentada Maria Ferreida dos Santos, 66 anos, comemorou a chegada do novo posto.
“É maravilhoso. Na segunda-feira eu já utilizei o serviço, e fui muito bem recebida. Creio que agora teremos as nossas necessidades atendidas”, afirmou a aposentada.
Da mesma forma, o servente aposentado Sebastião Pedro Guimarães, 66 anos, ficou feliz, principalmente pelo fato de sua família ser beneficiada.
“Estou bastante satisfeito com o posto mais perto da minha casa. Isso vai facilitar meu tratamento e também dos meus filhos e netos. Todos serão vacinados aqui”, comemorou Sebastião.
A USF de Porto das Caixas fica na Rua Tenente Joaquim Rabelo de Matos, 553, Jardim Itajubá. O funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas. O foco da unidade será na atuação com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação e reabilitação de doenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares