sábado, 24 de agosto de 2013

Itaboraí promove campanha de multivacinação a partir de sábado (24)



Começa neste sábado (24) em Itaboraí a campanha de multivacinação que vai abranger todas as 35 unidades de saúde da Família (USF’s) do município, as seis Unidades Básicas de Saúde (UBS), a Policlínica de Especialidades Médicas Vereador José de Oliveira (Filoco), em Manilha, e o Hospital Estadual Tavares de Macedo, em Venda das Pedras. 

O primeiro dia é considerado  o “Dia D” da atualização da caderneta vacinal de menores de cinco anos de idade, e todos os locais de vacinação estarão abertos das 8h às 17h. A campanha segue até o dia 30.

O objetivo é reduzir o risco de transmissão de doenças previsíveis e colocar em dia o esquema básico de imunização infantil. 

Durante a campanha, serão oferecidas todas as vacinas do calendário básico: hepatite B, penta, inativada poliomielite (VIP), oral poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche). Atualmente, são oferecidas à população infantil de Itaboraí vacinas para 18 tipos de doenças.

“Todas as crianças menores de 5 anos de idade deverão ser levadas a um posto de vacinação para que a caderneta de saúde da criança seja avaliada e o esquema vacinal atualizado. Estarão disponíveis para esta ação todas as vacinas do calendário nacional de vacinação. Os pais ou responsáveis devem levar os menores à unidade de saúde mais próxima de suas casas trazendo o cartão de vacina da criança”, avisa Valter Montes, coordenador técnico da Divisão de Imunobiológicos do município.

As vacinas contra febre amarela e BCG serão aplicadas apenas no Posto de Saúde Prefeito Milton Rodrigues da Rocha, no centro da cidade. A primeira, destinada apenas para quem viaja para regiões com incidência de febre amarela, será realizada às quartas-feiras, das 8h às 12h. Já a BCG, para recém-nascidos, será disponibilizada às segundas, quartas e sextas-feiras, no mesmo horário.
No caso de quem não possui a caderneta de vacinação da criança, o profissional de saúde é orientado a seguir o protocolo do Ministério da Saúde, com as recomendações sobre o processo de atualização das vacinas de acordo com a faixa etária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares