domingo, 18 de agosto de 2013

Itaboraí realiza 1ª Conferência em Defesa da Pessoa com Deficiência


A Prefeitura de Itaboraí realizou, na quinta-feira (08/08), a 1ª Conferência Municipal em Defesa da Pessoa com Deficiência. O evento, na sede da OAB, serviu para auxiliar o Município a traçar metas e objetivos a serem colocados em prática, visando proporcionar melhores condições de vida aos portadores de necessidades especiais.

Diversas entidades representativas estiveram presentes, lotando o auditório. O prefeito Helil Cardozo, ao lado de seu vice e secretário de Desenvolvimento Social, Audir Santana, ressaltou a importância do evento.

“Precisamos nos esforçar cada vez mais para fortalecer a questão da adoção de políticas públicas que proporcionem a igualdade de oportunidades em nosso município. Por isso, é muito importante ouvirmos o que vocês têm a nos dizer”, disse Helil.

O prefeito lembrou que, já para 2014, prepara ações importantes relacionadas à melhoria da qualidade de vida para as pessoas com deficiência na cidade. Ele citou, como exemplo, a criação de uma clínica-escola para autistas, cujo projeto já vem sendo discutido. Durante a Conferência, Helil conheceu o jovem Saulo Laucas, autista de 29 anos. Também portador de deficiência visual, Saulo estuda canto lírico na Universidade Federal do Rio de Janeiro, e encantou a todos com sua musicalidade.

“Saulo é um presente de Deus, que nos faz enxergar que a deficiência está nos olhos de quem a vê. Obrigado, Saulo, por me tornar uma pessoa melhor com sua generosidade e talento”, disse Helil.

Vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Social, Audir Santana saudou os membros do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que  se reúnem no próximo dia 14 com os integrantes do Conselho Estadual de políticas para Integração à Pessoa com Deficiência.

“Esta primeira Conferência realizada em Itaboraí não extrai propostas para a Conferência Nacional, que será realizada ano que vem, mas serve como pauta de reivindicações do Conselho Municipal para nossa Secretaria de Desenvolvimento Social, e também para a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos e o próprio Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome", lembrou Audir Santana.

O encontro do dia 14, na Secretaria de Estado de Assistência Social, no centro do Rio, servirá como preparação para a assinatura, no dia 29, do Termo de Adesão de Itaboraí ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Com isso, a cidade participará, com outros municípios, do plano Viver Sem Limites, do Governo Federal, que investirá, até 2014, R$ 7,6 bilhões em ações voltadas aos deficientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares