sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Itaboraí realiza 3ª Conferência Municipal de Cultura



A Fundação Cultural de Itaboraí realizou, na tarde desta terça-feira (30), a 3ª Conferência Municipal de Cultura, na sede do Esporte Clube Comercial. O evento, aberto pelo presidente da Fundação Cultural de Itaboraí, Cláudio Rogério Dutra, teve a presença do prefeito Helil Cardozo e contou com aproximadamente 200 pessoas inscritas, entre representantes do poder público, da sociedade civil, associações de moradores e artistas locais, que contribuíram com sugestões para a elaboração do Plano Municipal de Cultura. No início do evento, a companhia Circo de La Costa, primeiro circo ambiental do Brasil, fez uma apresentação, muito elogiada prefeito.
Eu não sabia que em Itaboraí tinha um espetáculo de circo como este, e acho que a maioria dos moradores do município também não. Esta conferência é uma forma de resgatar a Cultura em nossa cidade”, disse Heili Cardozo. “Quando escolhi o Cláudio Rogério para assumir a presidência da Fundação, foi por saber do seu envolvimento e comprometimento com a Cultura, e sei que fiz a escolha certa. Costumo dizer que quando você faz o que ama, você faz bem”.
Também presente ao encontro, o vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Social, Audir Santana, recomendou aos presentes que aproveitassem a conferência para indicar propostas estratégicas voltadas ao reconhecimento e fortalecimento da cultura local.
Triste da cidade que não preza pela sua história”, ressaltou Audir.
A conferência contou com palestras de especialistas do setor cultural, como a professora da Universidade Federal Fluminense (UFF) e integrante da equipe do curso de gestores culturais da secretaria estadual de Cultura, Cleise Campos, que falou sobre “Produção simbólica e diversidade cultural”.
Já o representante do Ministério da Cultura nos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, Paulo Negrão, falou sobre “Implementação do Sistema Nacional de Cultura”, enquanto o diretor de Divisão de Patrimônio Histórico de Itaboraí, José Marcos, palestrou sobre “Cultura e Desenvolvimento”. O tema “Cidadania e direitos culturais” ficou a cargo do bacharel em Biblioteconomia João Vieira.
Durante o evento, também foram realizados debates com o objetivo de dinamizar a participação e o controle social na gestão das políticas públicas.
Segundo Cláudio Rogério Dutra, a conferência municipal contribui para uma nova política cultural na cidade, além de divulgar talentos locais e formar novos artistas. A Conferência também serviu para a eleição dos delegados e seus respectivos suplentes, que representarão a cidade na Conferência Estadual de Cultura, visando, posteriormente, a Conferência Nacional.
Para que isso aconteça, precisamos de delegados comprometidos com eles mesmos, com a cultura e com o município. Todos contribuindo para a construção de uma parceria entre o poder público e a sociedade civil, visando os anseios da população”, destacou Dutra.
Participante da Conferência, a blogueira Manuela Nygaard falou sobre suas expectativas:
Espero que se tire proveito dos temas abordados nesta conferência, com o intuito de beneficiar a população”, disse, antes do evento.
Já para o fundador do Circo de La Costa, Roberto de La Costa, as discussões na conferência trazem benefícios  à classe cultural como um todo, e também à população

Veja aqui o álbum de fotos da Conferência

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares