sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Itaboraí realiza 9ª Conferência Municipal de Assistência Social


Os impactos sociais causados pela instalação do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj) deram o tom durante a 9ª Conferência Municipal de Assistência Social de Itaboraí, realizada na quarta-feira (31/07) na cidade. Os principais objetivos foram avaliar a Política de Assistência Social e definir diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Este ano, o tema escolhido foi “A gestão e o financiamento da efetivação do Suas”. Os resultados das discussões serão levados para a Conferência Estadual, que ocorre em agosto. Em outubro, acontece o evento em nível nacional.

Cerca de 500 pessoas participaram do evento, entre secretários municipais de diversas cidades, vereadores e assistentes sociais. O secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Zaqueu Teixeira, também compareceu. No discurso de abertura, o prefeito Helil Cardozo disse estar sensível à área social, e que grandes projetos serão alavancados para evitar que Itaboraí sofra com um desenvolvimento desordenado, como ocorreu com outras cidades.

“A Petrobras investe sem planejamento, e os bolsões de miséria não atingirão somente os 15 municípios que formam o Conleste, mas todo o Estado”, disse Helil. “Citamos como exemplo as cidades de Macaé e Duque de Caxias, fortemente atingidas pelas atividades da Petrobras. Vamos buscar grandes projetos para atendermos a demanda de Itaboraí, principalmente nas áreas de educação, saúde, habitação e trabalho. A Petrobras não dá apoio aos municípios, mas nossa administração tem compromisso com o social”.

O vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Social, Audir Santana, foi mais além, ao afirmar que o Comperj passa a falsa imagem de que Itaboraí é o novo eldorado brasileiro.

“A Petrobras não fez um diagnóstico inicial para fortalecer nossa rede social. O Conselho Municipal está resgatando a credibilidade junto ao poder público para desenvolver políticas públicas eficazes e fortalecer a rede social, além de buscar parcerias com os governos estadual e federal”, disse Audir.

Já Zaqueu Teixeira, em seu pronunciamento, lembrou que Itaboraí tem 218 mil habitantes, com 15.200 famílias beneficiadas com o Bolsa Família e 8.600 com o programa estadual Renda Melhor.

“O Governo do Estado está investindo R$ 247 milhões no programa Renda Melhor, e vamos erradicar a pobreza extrema. Será o primeiro estado da federação a erradicar esse tipo de pobreza, e temos como desafio criar mecanismos de compensação social para Itaboraí. Do mesmo modo que existem compensações para o impacto ambiental, devemos ter também para o impacto social”, acrescentou Zaqueu.

O secretário estadual recebeu uma placa comemorativa, oferecida por Audir Santana, celebrando a parceria e o bom relacionamento entre a Prefeitura e o Governo do Estado.
Compondo a mesa principal, o professor Artur Crispino, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Itaboraí, também falou sobre o crescimento desordenado com a instalação do Comperj. O diretor executivo do Fundo Nacional de Assistência Social, Antonio Henriques, enfatizou que todas as propostas resultantes do encontro serão levadas para a Conferência Nacional, quando serão discutidos gestão, financiamento e controle social. Vera Coimbra Miranda, Conselheira Estadual de Assistência Social, defendeu a união dos conselhos municipais para fortalecer o segmento com transparência, compromisso e ética.

A 9ª Conferência Municipal de Assistência Social de Itaboraí foi realizada no espaço Vera Gol Esporte e Lazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares