quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Melhor idade faz a festa no Arraiá do Vida em Movimento em Itaboraí


O fim de semana foi de festa para cerca de 1.200 idosos, dos 1.600 que participam do Projeto Vida em Movimento, da Prefeitura de Itaboraí. No sábado, um “arraiá” reuniu os integrantes dos 24 polos do programa, que se divertiram junto à coordenadora e primeira-dama do município, Ana Cardozo, e ao prefeito Helil Cardozo. A festa ocorreu em um sítio no bairro Calundu. Com coreografias, roupas tópicas e muita força de vontade, os idosos puderam demonstrar tudo o que foi ensaiado durante quase dois meses, junto a seus professores, com apresentações de dança, ao som de ritmos diversos, como forró, sertanejo, MPB, gospel, xote, rock, axé e funk.
“É emocionante ver a alegria estampada no rosto de cada um que está aqui na se apresentando, e também de quem está assistindo. Eles provam que têm muita energia e que sabem aproveitar a vida”, elogiou Helil Cardozo.
Ao final do evento, acompanhado do vereador Deoclécio Machado (PT), Helil fez qustão de parabenizar a cada um dos participantes, que não abriram mçao de posar para fotos juntoi ao prefeito.
Integrante do polo de Marambaia, o aposentado Manoel da Conceição Teixeira, 71 anos, disse sentir-se em casa, após dançar junto ao seu grupo.
“Eu sempre gostei de dançar, e não importa se a maioria dos integrantes do projeto seja formada por mulheres. No meu polo, somos quatro homens, e arrasamos. Foram dias de ensaio e no final deu tudo certo”, comemorou Manoel, ao lado da esposa e também integrante do projeto, Edilair da Silva Teixeira, 76 anos.
Ana Cardozo, que é professora concursada do município e coordena o Vida em Movimento, lembra que, este ano, já foram implantados mais dois polos no município - Reta Nova e Bela Vista. Para o segundo semestre, está prevista a inauguração de mais um polp, no bairro Ampliação.
“O intuito é oferecer mais qualidade de vida aos idosos, já a partir dos 50 anos de idade”. Lembra Ana. “Quero agradecer a toda equipe do projeto, que contribuiu para esta festa maravilhosa, e também aos idosos, que nos proporcionaram momentos de grande alegria”.
Encantada com a festa, a aposentada Azerice Silva, 69 anos, integrante do polo Reta Nova, mostrou-se entusiasmada:
“É a primeira vez que danço pelo projeto. No começo, fiquei nervosa, com um “friozinho” na barriga, mas passou. Nosso grupo está estreando, mas já fomos bem recebidos”, enfatizou a aposentada.
A professora de educação física Lorena Albertini, que trabalha no Vida em Movimento, elogiou o desempenho dos alunos.
“É uma satisfação ensaiá-los e ver o trabalho bem realizado. É uma grande oportunidade para eles, e também para nós”, disse a professora dos polos de Manilha e Visconde.
O evento contou ainda com fogueira, comidas típicas e música ao vivo, com a apresentação da banda “Trilhas do Forró”.
A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou duas ambulâncias, que ficaram de prontidão durante todo o evento. Ao todo, 12 ônibus proporcionaram transporte gratuito aos participantes da festa.


 O Vida em Movimento visa resgatar a autoestima e o bem estar da população e Itaboraí com mais de 50 anos, proporcionando melhor qualidade de vida, por meio do incentivo à prática de diversas ações.
As atividades físicas são compostas por alongamento, trabalho específico de articulação, força e equilíbrio, e acontecem duas vezes por semana, com uma hora de duração em 24 polos no município.
Há, ainda, oficinas de artesanato como tricô, crochê, pintura em tela, pintura em tecido e aula de dança de salão, ministrados por profissionais de áreas específicas, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, no polo do Centro, oferecido a todos os integrantes do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares