quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Prefeitura de Itaboraí atende 1.600 pessoas em ação social itinerante na Reta Nova

Prefeito Helil Cardozo instalou seu gabinete em escola e recebeu a população



Cerca de 1.600 pessoas foram atendidas na primeira ação social itinerante organizada pela Prefeitura de Itaboraí, realizada no sábado (03/08), na Escola Municipal Genésio da Costa Cotrim, na Reta Nova. O prefeito Helil Cardozo instalou um gabinete no locl, que também contou com o atendimento de todas as secretarias municipais. Helil atendeu diretamente a 50 pessoas, que solicitaram audiência.

"Faço questão de estar perto da população para ouvir sobre suas necessidades. Para isto, também trouxe todos os secretários, para que possamos sempre caminhar junto ao povo”, disse Helil Cardozo. “Isto é muito gratificante e posso garantir que esta ação é apenas uma das muitas que vamos desenvolver durante o mandato. Todo o mês, uma escola municipal diferente vai receber essa estrutura".

A próxima edição da ação social, em setembro, está prevista para acontecer no distrito de Itambi.

No evento deste sábado, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou o odontomóvel, veículo equipado para realizar pequenas consultas dentárias, registrando 230 atendimentos, incluindo distribuições de kits de saúde bucal. A equipe de fisioterapia da Prefeitura atendeu a 35 pessoas, enquanto cerca de 160 compareceram para aferição de pressão arterial. Houve, ainda, medição de glicose, orientação nutricional e serviço de auriculoterapia (técnica de análise e tratamento reflexológico, por meio de estímulos no pavilhão auricular).

"Os moradores de Itaboraí podem ter certeza de que sobrará empenho durante nossa gestão. Estamos aqui de braços abertos para receber a população, e determinados para  atender às suas necessidades", disse Audir Santana, vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Social.

Durante todo o dia, quem compareceu à ação social também pode contar com um caminhão da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda, que realizou 233 atendimentos, sendo 96 emissões de carteira de trabalho, além de concessão de microcrédito para pequenos empreendedores e cadastramento de currículo, serviço também prestado no evento Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Itaboraí.A Fundação Leão XIII marcou presença na ação social providenciando a emissão de 2ª via de carteira de identidade, junto ao Detran, e documentos registrais.

"Já estava precisando tirar a 2ª via da minha certidão há algum tempo, mas infelizmente não tinha condições. Hoje, consegui. Esse tipo de serviço facilita demais para nós. Já vou aproveitar e tirar, também, a 2ª via da carteira de trabalho do meu pai", disse Jaciara Costa, 27 anos, dona de casa moradora de Vila Esperança, ao lado de seu pai, José Luis da Silva.

A Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca distribuiu cerca de 80 sementes de salsa, alface, beterraba, cenoura e couve, e prestou consulta e orientação veterinária a donos de animais de pequeno porte. A Secretaria de Segurança disponibilizou um balcão para esclarecer a população sobre o Código de Posturas do Município, enquanto a Fazenda orientou os contribuintes em relação à regularização do Imposto sobre Propriedade Territorial Urbana (IPTU).

"Fiquei muito feliz por ter tido a oportunidade de falar diretamente com o prefeito. Ele está de parabéns por vir aqui ouvir o povo, olhando no olho. A simplicidade que ele demonstra é muito legal. Um bom governante deve estar sempre junto da população. Saber ouvir é fundamental", disse Antônio Marcos, 38 anos, organizador de eventos e morador da Reta Nova.

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura disponibilizou uma sala para leitura, além de oficinas de artesanato, que também contaram com a participação de funcionários da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. O Esporte esteve presente por meio de um torneio de futsal para jovens da região, além de várias atividades de recreação para os mais novos. A Procuradoria do Município deu orientações jurídicas aos cidadãos, enquanto a Ouvidoria registrou as necessidades da população. Integrantes do Programa Vida em Movimento, que promove ações voltadas À qualidade de vida dos idosos, fez demonstrações de dança de dois de seus núcleos: o local, da Reta Nova, e o de Visconde de Itaboraí, que dançou o popular "Largadinho".

Uma ambulância ficou de plantão durante todo o evento, bem como guardas municipais. Representantes do Poder Legislativo também prestigiaram o evento: estiveram presentes os vereadores Deoclécio Machado (PT), Irmão Caio (PSC) e Bill (PDT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares