sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Presidente do Conleste comemora conquistas para o Leste Fluminense


O prefeito de Itaboraí e presidente do Consórcio Intermunicipal do Leste Fluminense (Conleste), Helil Cardozo, participou da Reunião Geral do Fórum de Desenvolvimento da Área de Influência do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro – Comperj. O evento, comandado pelo governador Sérgio Cabral, ocorreu no Palácio Guanabara. Na ocasião, foram assinados convênios importantes para os 15 municípios do Conleste, que vão desde ações de reflorestamento à capacitação das cidades para incrementar a elaboração de projetos, além de uma obra que solucionará o problema de abastecimento de água na região.

Durante o evento, Cabral dirigiu-se a Helil e ressaltou a importância do Conleste como órgão representativo dos municípios que sofrem com os impactos da implementação do Comperj. Para o prefeito de Itaboraí, o Conleste ganha mais força a partir do Fórum.

“É muito importante para o Conleste, não apenas o reconhecimento de sua força pelo governo do Estado, mas também a viabilização de condições para que os prefeitos das 15 cidades possam, por meio do Consórcio, obter compensações a partir dos grandes impactos que essa gigantesca obra da Petrobras vem causando em toda a região”, disse Helil Cardozo.

Entre outras medidas, foi assinado um convênio que permitirá o replantio de 7 milhões de árvores da Mata Atlântica no entorno do Complexo, o que servirá para amenizar os impactos climáticos causados pelo Comperj.

Outra grande ação firmada durante o Fórum foi o anúncio da realização de obras que proporcionarão o aumento de 70% do abastecimento de água da região do Conleste, por meio de intervenções no Rio Guapiasu. A medida deve garantir a normalização do fornecimento por 20 anos.

Sérgio Cabral também garantiu recursos para que, por meio do Conleste, os municípios consorciados possam aperfeiçoar a capacidade de elaboração de projetos próprios, buscando, dessa forma, mais chances de obter recursos vindos do Estado e da União. A medida atende às expectativas de Helil Cardozo, que, ao assumir a presidência do órgão, anunciou a criação de um departamento específico de elaboração de projetos, em auxílio aos prefeitos.

Também presente no Fórum, o secretário municipal de Trabalho e Renda de Itaboraí e diretor-geral do Conleste, Alvaro Adolpho, comemorou as medidas anunciadas pelo Governo do Estado.

“Hoje foi um dia histórico para o Conleste. Podemos dizer que esse fórum lançou uma espécie de pedra fundamental do desenvolvimento harmônico de nossa região”, disse Adolpho.

Em seu discurso, o governador Sérgio Cabral ressaltou a importância de investimentos na região do Comperj.

“O entorno do Comperj precisa de articulação para que os investimentos beneficiem toda a região. Com investimentos em abastecimento de água, esgoto, protenção ambiental, mobilidade urbana, vamos mudar a realidade da população de toda a área”, disse Sérgio Cabral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares