terça-feira, 17 de setembro de 2013

Itaboraí abre inscrições para o Curso de Formação de Educação de Jovens, Adultos e Idosos


Atividade é realizada em parceria com a Universidade Federal Fluminense
A prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), está com inscrições abertas até o dia 24 de setembro, para o Curso de Formação de Educação de Jovens, Adultos e Idosos na Diversidade. As aulas online, em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), começam no dia 26 de outubro.
O curso de extensão gratuito é destinado aos professores da rede municipal, estadual ou alfabetizadores populares que atuem no programa Brasil Alfabetizado de todo o país, sendo exigida apenas a formação mínima do ensino médio. As aulas serão semipresenciais, e o curso terá a duração de 180h, sendo 120h a distância e 60h presenciais. Ao final, o participante que obtiver 75% de frequência receberá o certificado de conclusão. Os locais das aulas presenciais serão definidos ao longo do curso, podendo ser realizadas em Itaboraí ou no Campus da UFF, em Niterói.
Segundo o assessor pedagógico da Coordenação da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Semec, Henrique dos Santos, esta capacitação faz com que o professor da EJA tenha formação na área da diversidade, tendo em vista que, na graduação, poucos professores têm acesso às disciplinas específicas que tratam a Educação de Jovens e Adultos.
“Estamos sempre capacitando nossos professores com formações continuadas. Agora, com esta parceria com a UFF, novos cursos irão surgir”, diz Henrique.
O curso foi criado pelo Ministério da Educação (MEC), com a plataforma do educador Paulo Freire, tendo, como metodologia, a missão de contribuir para a qualificação dos profissionais da EJA. Assim, fomentando a formação de educadores aptos a trabalhar sob a perspectiva de educação contextualizada, possibilita a compreensão mais ampla da diversidade dos sujeitos envolvidos nos processos educativos, levando em conta suas determinações de classe, gênero, raça, etnia e idade.
Ainda segundo Santos, já no próximo ano, também em parceria com a UFF, um curso de extensão para profissionais da EJA de Itaboraí será oferecido gratuitamente, com abordagens sobre as questões específicas da atual conjuntura socioeconômica da cidade.
“Este projeto foi planejado por nós e encaminhado a UFF, e neste momento esta em fase de elaboração do cronograma de atividades. O objetivo é contribuir para a qualificação e composição do quadro de profissionais que atuam na EJA, visando sempre a qualidade da Educação para jovens, adultos e idosos”.
Atualmente, Itaboraí conta com aproximadamente 150 professores que atuam na EJA, distribuídos em 17 unidades escolares, envolvendo em média 3 mil alunos. Para se inscrever ou obter informações, os interessados devem acessar o site do Núcleo de Educação e Cidadania (Nuec) da UFF, www.nuec.uff.br. Mais informações pelo telefone (21) 2629-2478 / 2629-2479. Os inscritos também devem entrar em contato com a Semec para confirmar sua participação no curso, pelo e-mail: eja@itaborai.rj.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares