segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Itaboraí promove a Semana do Idoso


O Estádio Municipal Alziro de Almeida, o Alzirão,  foi palco da abertura oficial da Semana do Idoso em Itaboraí, na manhã desta segunda-feira (23), em comemoração ao Dia Internacional do Idoso, celebrado em 1° de outubro. Ao todo, aproximadamente 800 integrantes do Projeto Vida em Movimento participaram da Olimpíada do Idoso, que começou com o revezamento da tocha olímpica, realizada por um representante de cada um dos 24 polos de atividades, no trajeto Praça Marechal Floriano Peixoto (em frente à Ampla) – Alzirão, acendendo a pira olímpica.

A programação da Semana segue nesta terça-feira, com uma caminhada saindo da Avenida 22 de Maio, altura de Jardim Imperial, em direção ao Restaurante Popular de Itaboraí. No lkocal haverá tendas educativas sobre educação em saúde, mobilização social, aferição de pressão e glicemia, informações sobre nutrição, saúde da mulher, hanseníase e jardinagem, dentre outros.

As atividades ocorrem diariamente, até a sexta-feira, e terminam na terça-feira, quando é comemorado o Dia Internacional do Idoso.

O prefeito de Itaboraí, Helil Cardozo chegou cedo ao evento desta segunda-feira, e fez questão de abraçar cada idoso presente.

“Realmente, é uma energia que contagia e eu não poderia deixar de vir aqui parabenizá-los por esta semana”, disse o prefeito.

Emocionada, a primeira-dama do município e coordenadora do Vida em Movimento, Ana Maria Cardozo, falou da alegria em fazer parte deste projeto.

“Eu fico emocionada em vê-los aqui, pois nem mesmo a fina chuva foi capaz de desanimá-los, vocês são dez. Quero parabenizar a todos que contribuíram para este dia, aos professores, que auxiliaram na confecção dos coletes, faixas e pom poms, a equipe e principalmente vocês. Tenho a certeza que formamos uma família, cada um ajudando ao outro”.

Caracterizados por cores distintas, cada núcleo de atividade declamou seu grito de guerra, e participou dos jogos, além de torcerem bastante por suas equipes. A disputa entre os polos, foram por meio das atividades de chute a gol, acerto ao alvo, arremesso de peso, revezamento e estafeta. Porém os resultados dos três polos vencedores serão divulgados e premiados no evento de confraternização, no dia 1° de outubro, no sítio Cuca Legal, com medalhas, troféus e um passeio a ser definido local e data.

Próximo a pira olímpica acesa, o vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Social, Audir Santana, discursou sobre a animação dos participantes. “Esta chama nunca será igual ao calor de vocês. Quero parabenizar a Ana Maria Cardozo pelo brilhante trabalho a frente do projeto e destacar que o Vida em Movimento não é apenas um projeto social, e sim um projeto de vida”, destacou Santana.

Para a integrante do polo de Aldeia da Prata, Derci Félix de Oliveira, 69 anos, o projeto está cada dia melhor e novas amizades estão surgindo. “Esta é a primeira vez que participo da Olimpíada do Idoso, e estou adorando. A primeira-dama está sempre nos visitando e participando das atividades conosco, ela é gente como a gente”, disse aos risos.

A Semana do Idoso, oferecida pela prefeitura de Itaboraí, por meio das secretarias municipais de Habitação e Políticas Sociais (projeto Vida em Movimento) e a de Saúde (subsecretaria de Atenção Básica) tem como objetivo o resgate da autoestima e a conscientização da população e dos próprios idosos quanto a seus direitos. Além de promover a integração e socialização entre os integrantes de todos os polos.

O evento contou ainda com o apoio das secretarias municipais de Transportes, Obras, Segurança e Defesa Civil, e Esporte e Lazer.

Confira a programação:

24/09 (terça-feira) – 7:30h às 11h

Caminhada saindo do galpão ao lado do Auto Peças Aliança (Avenida 22 de Maio, altura de Jardim Imperial) em direção ao Restaurante Popular de Itaboraí. E tendas educativas sobre educação em saúde, mobilização social, aferição de pressão e glicemia, informações sobre nutrição, saúde da mulher, hanseníase, jardinagem, dentre outros.

25 e 26/09 (quarta e quinta-feira) – 7:30h às 10h

Oficinas de artesanato, crochê, tricô, pintura em tela, pintura em tecido, dança, e outras, no Restaurante Popular de Itaboraí.

27/09 (sexta-feira) – 8h às 11h

Capacitação para os profissionais do projeto Vida em Movimento, na sede do projeto, com as palestrantes: Vânia Rogéria – coordenadora do programa Saúde do Idoso e a assistente social Maria Aparecida Coelho.

01/10 (terça-feira) – 8h às 17h

Confraternização dos integrantes do projeto Vida em Movimento, no sítio Cuca Legal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares