sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Itaboraí tem aulas grátis de hidroginástica para maiores de 50


A Prefeitura de Itaboraí oferece  aulas de hidroginástica gratuitas para os participantes do Projeto Vida em Movimento, destinado a pessoas com mais de 50 anos. Por meio de uma parceria com a Academia Rodrigues, em Ampliação, as aulas acontecem duas vezes por semana, com duração de 50 minutos, em piscina aquecida e coberta.

Nem mesmo o “friozinho” da primeira manhã de aula foi capaz de tirar a animação e entusiasmo das cerca de 25 alunas, que contaram com a participação especial da primeira-dama do município e coordenadora do Vida em Movimento, Ana Maria Cardozo, em clima de descontração.

“Esta é mais uma etapa do Vida em Movimento que concluímos com sucesso. Nas minhas visitas diárias aos polos de atividades, procuro sempre ouvir as demandas dos participantes e a hidroginástica era bem solicitada”, afirma Ana Cardozo. “Fico feliz em contribuir para a qualidade de vida em Itaboraí”, enfatizou a primeira-dama, que agora busca mais parcerias para ampliar o projeto de hidroginástica.

Com aproximadamente 200 idosos inscritos, divididos em sete turmas,  o projeto é pioneiro na cidade, e já conta com cadastro reserva devido a grande procura. Segundo a professora de Educação Física do polo de Ampliação, Cristiane de Lima, caso haja desistência, novos alunos são chamados. As aulas são de alongamento, atividades aeróbicas, exercícios com halteres e espaguetes flutuadores (macarrão), entre outros.

"A hidroginástica é uma atividade física que torna o idoso mais apto à prática esportiva e saudável, uma vez que possui um caráter de prevenção patológica e independência pessoal na vida cotidiana. Além disso, trabalhamos a socialização e a autoconfiança”, explica Cristiane.  

Para a aposentada e moradora do bairro Joaquim de Oliveira Nazir Conceição Gomes, 71 anos, o projeto Vida em Movimento só vem a somar na sua vida.

“Eu já sou apaixonada pelo projeto, e agora com as aulas de hidroginástica vai melhorar ainda mais. A professora é maravilhosa e a coordenadora se mistura com a gente”, diz Nazir.

Após a aula inaugural foi servido um café da manhã, organizado pelas próprias participantes, que homenagearam os aniversariantes do mês de agosto, entre elas, Célia da Cruz Almeida, 73 anos.

“É uma felicidade dupla, primeiro por comemorar mais um ano de vida com minhas amigas, que hoje considero como minha família, e também por iniciarmos as aulas de hidroginástica. Eu tenho hérnia de disco, e o meu ortopedista indicou que eu fizesse hidroginástica. Mas era caro, e não tinha como fazer. Agora, a oportunidade chegou, e logo que soube, me inscrevi”, diz Célia.

Um comentário:

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares