segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Prefeitura inaugura Centro de Educação Infantil e anuncia posto de saúde e reinício das obras de 256 apartamentos do PAC de Itambi

 
O prefeito de Itaboraí, Helil Cardozo, inaugurou, na sexta-feira (13/9), o 1º Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Iranir Rosa da Silva. O Cemei fica no mesmo terreno onde serão retomadas, ainda este ano, as obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) de Itambi, que prevê a construção de oito prédios com 256 apartamentos ao todo. No local já funciona a Escola Municipal Sidnei da Silva, que atende 300 alunos do ensino fundamental I (1º ao 5º ano). A área também ganhará, este ano, um posto de saúde.

O Cemei Iranir Rosa da Silva, administrado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura atenderá  aproximadamente 60 crianças de 4 e 5 anos, das 7h às 17:30h. O espaço, composto por três amplas salas de aula, quatro banheiros, secretaria, cozinha, refeitório, despensa e área externa para atividades livres, contará com uma equipe de profissionais formados por seis professores, três auxiliares de creche, uma coordenadora pedagógica e uma diretora. Os estudantes terão dieta balanceada divididas em cinco refeições diárias, elaboradas por nutricionistas. Nas disciplinas extracurriculares estão incluídas aulas de arte, educação física, socialização, desenvolvimento motor, físico, linguagem musical, dentre outros.

Em clima de muita emoção, o prefeito Helil Cardozo discursou junto a algumas das crianças que estudarão no Cemei. Helil fez questão de agradecer à sua equipe e lembrou do desafio representado pelo PAC de Itambi.

“Essa obra começou há 13 anos, e nenhuma das gestões anteriores inaugurou nada. Hoje estamos entregando este Centro de Educação Infantil, que é muito mais que uma creche”, lembrou o prefeito. “E na próxima semana, faremos a licitação que tornará possível a retomada das obras desses oito prédios, que beneficiarão mais de 250 famílias”.

Também presente ao evento, o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Social, Audir Santana, ressaltou o empenho de toda a equipe da Prefeitura que possibilitou a inauguração do Cemei.

“Quero parabenizar o prefeito Helil, e também os secretários de Habitação, Wolney Trindade, e de Educação, Susilaine Duarte. Pude ver de perto o empenho de todos para que esse dia chegasse. Estamos conseguindo recuperar um grande passivo administrativo e social, e tenho certeza de que faremos ainda muito mais por Itambi e por toda a cidade”, disse Audir.

No Cemei de Itambi, ainda há 20 vagas disponíveis para alunos com 4 anos de idade. Para os interessados que queiram matricular seus filhos, é necessária a seguinte documentação: original e cópia da certidão de nascimento, cartão de vacina e duas fotos 3x4 do aluno. Do responsável é imprescindível original e cópia de um documento com foto, comprovante de residência e cartão do Bolsa Família, no caso de ser beneficiário.

Durante a inauguração, Wolney Trindade e Susilaine Duarte também não esconderam a emoção em ver a conclusão das obras.

“Lembro bem do dia em que vim aqui, no incício da gestão, junto com o Wolney, e que sonhamos em ver esse dia chegar”, lembrou Susilaine.

Quanto aos 256 apartamentos que comporão os 8 blocos, as obras serão reiniciadas no início do mês que vem, como garantiu Wolney Trindade.

“Cumprimos todas as exigências da Caixa Econômica Federal e do Ministério das Cidades. Na terça-feira, dia 17, conheceremos a empresa que vai reiniciar os trabalhos do PAC Itambi no início de outubro, com a presença do prefeito Helil. Quatro blocos estão com 65% dos trabalhos concluídos, faltando acabamento e ficarão prontos em 12 meses. Os outros quatro blocos, que estão sem o emboço e acabamento, serão entregues em 15 meses. O prefeito quer entregar todos os 256 apartamentos antes do Natal do ano que vem, beneficiando famílias que moram em áreas de risco”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares