quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Projeto Sesi Cozinha Brasil capacita 270 merendeiras de Itaboraí

A Prefeitura de Itaboraí realizou  no Esporte Clube Comercial, o coquetel de encerramento do projeto Sesi Cozinha Brasil, em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi) e a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). Ao todo, 270 merendeiras da rede municipal de ensino receberam o certificado de conclusão.


O projeto Sesi Cozinha Brasil é uma das ações do Sistema Firjan que visa incentivar a população a adotar hábitos alimentares saudáveis, promovendo a educação alimentar com impactos positivos para a saúde e valorização da renda, por meio do aproveitamento dos alimentos.
Presente ao evento, o prefeito Helil Cardozo parabenizou as formandas e ressaltou a importância da parceria com a Firjan.
"Nossas merendeiras estão de parabéns pelo trabalho que desempenham nas escolas. Sempre que visito uma das unidades municipais de ensino saio satisfeito com o que é servido na cozinha. Agora, com esta formação, tenho certeza que a qualidade da alimentação só tende a melhorar. Eu não poderia deixar de agradecer a Firjan por esse trabalho. Tenho certeza de que esta parceria é a primeira de muitas", afirmou Helil Cardozo.
Segundo a secretária de Educação e Cultura, Susilaine Duarte, o diferencial deste curso é mostrar para as merendeiras a forma como os alimentos podem ser reaproveitados, não apenas nas escolas, mas também em suas casas, para seus filhos e familiares.
“Abrimos portas com a Firjan e já nos tornamos referência no país, como uma administração que aceita a parceria e capacita seus funcionários. Nosso objetivo é fazer com que o profissional se sinta útil e valorizado em seu âmbito de trabalho”, destacou Susilaine.
Em Itaboraí, o curso de capacitação, com 10h de duração, foi dividido em três encontros na Escola Municipal Professora Marly Cid Almeida de Abreu, em Nancilândia. As aulas foram ministradas no período de recesso das unidades escolares. Ao todo, foram duas turmas, com 135 merendeiras cada. Com a metodologia de aulas práticas e teóricas, o curso tratou de higiene e melhor aproveitamento e conservação dos alimentos, prevenção de doenças não transmissíveis; alimentação infantil e rotulagem nutricional.
“Ficamos muito felizes com o resultado obtido. Prova disso foi a taxa de frequência de 100% das profissionais durante todo o curso. E hoje, estão todas aqui para receber o certificado de seus esforços. Tenho certeza de que já estão colocando em prática tudo que aprenderam com o projeto Cozinha Brasil”, disse a diretora geral do Departamento de Merenda Escolar, Inaiá Figueiredo.
Ainda segundo Inaiá, a Prefeitura de Itaboraí já começou as entregas de novos fornos e liquidificadores nas unidades escolares, para o preparo das merendas e aproveitamento de receitas. Com estes equipamentos, está sendo  possível elaborar sucos enriquecidos e tortas utilizando legumes e verduras que compõem o cardápio escolar, visando a alimentação saudável.
“Estou me sentindo importante. Já é a segunda capacitação que faço, além da palestra dedicada a nós, oferecida no Simpósio de Educação deste ano. Aprendemos como tratar os alunos, incentivando-os na boa alimentação, e também podemos usar todo este conhecimento em nossos lares”, comentou a merendeira Miriam Neves, 36 anos, moradora do Sossego.
Segundo o presidente Regional do Leste Fluminense da Firjan, Luiz Césio Caetano, novos convênios serão firmados com a Prefeitura de Itaboraí. O próximo, em outubro, será dedicado aos profissionais de apoio à merenda escolar e, posteriormente, aos funcionários, comunidade e pais de alunos.
“Gostaria de agradecer o total apoio da prefeitura. Esta parceria complementa a área de responsabilidade sócia. Agora além de capacitar professores e alunos, estamos capacitando os profissionais da merenda escolar, que são importantes dentro das escolas”, finalizou Caetano.
No mês de junho, a Prefeitura de Itaboraí, por meio do Departamento de Merenda Escolar, ofereceu para as merendeiras a primeira capacitação, com o tema “Treinamento de ambientação e desenvolvimento de habilidades comportamentais e técnicas”. O intuito foi qualificar as profissionais e alertá-las sobre as técnicas de pré-preparo e preparo dos alimentos, distribuição da merenda dentro das escolas, armazenamento e validade dos alimentos, higiene pessoal, dentre outros.
Também estiveram presentes à formatura desta terça-feira o chefe de Gabinete da Prefeitura, Márcio Lisboa; o secretário de Agricultura, Abastecimento e Pesca, Zeca de Pacheco e membros do Conselho de Alimentação Escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares