quarta-feira, 23 de outubro de 2013

600 estudantes de Itaboraí atuam em 15 bandas escolares no município

Cerca de 600 crianças e jovens alunos de Itaboraí aprendem e praticam música na cidade por meio da atuação em 15 bandas escolares em atividade no município, cada uma formada, em média, por 40 estudantes da rede pública. Os ensaios de cada grupo são realizados nas próprias unidades escolares, que fornecem os instrumentos, assim como os uniformes e demais materiais. Ao todo, cinco maestros contratados pela Prefeitura são os responsáveis pelo trabalho.
Em 27/09, boa parte dos músicos que integram os grupos musicais escolares se apresentou na Praça Marechal Floriano Peixoto, durante a 1ª Maratona Multicultural – A Vez da Escola. No início da manhã, todos puderam acompanhar a apresentação da Banda da Guarda Municipal, formada por profissionais, que abriu o segundo dia do evento.
“É maravilhoso tocar para uma plateia de músicos em formação. Tenho a consciência de que acabamos dando um estímulo para que eles sigam na música, que também dá uma profissão e oportunidade de trabalho. As escolas são um celeiro de artistas, que muitas vezes precisam apenas de oportunidade e suporte para chegarem ao patamar profissional”, disse Ivan Cid, maestro da banda da guarda municipal, após apresentação para os estudantes de música.
A exibição da Banda da Guarda serviu para unir os músicos profissionais com os membros das bandas escolares.
“Buscamos sempre fazer essa interação. Mensalmente, já nos apresentamos nos colégios, e sempre nos colocamos à disposição para reforçar a orientação dos estudantes”, disse Ivan Cid.
Um dos destaques do evento foi Lucas Diniz, de 18 anos, aluno de tuba na banda da Escola Municipal Guilherme de Miranda Saraiva. Ele também estuda na Sociedade Musical Beneficente Campesina Friburguense.
“A apresentação de hoje foi muito boa. É sempre positivo poder mostrar o resultado do nosso estudo. Já toquei em teatros municipais, fiz outros shows para grandes plateias, mas é muito bom estar aqui tocando entre músicos”, disse Lucas, muito elogiado por Ivan.
“Ele é um garoto fantástico. Já tem uma leitura músical e preparo técnico a nível profissional”, ressaltou o maestro da guarda.
Dentre os mais novos, se destacou o pequeno músico Mateus Almeida, de 8 anos, que se apresentou tocando escaleta na banda da Escola Municipal Therezinha de Jesus.
“É a primeira vez que toco para tanta gente. Estou muito contente. Foi muito legal”, disse o menino, emocionado, que estuda música há pouco mais de um ano.
Ao todo, 10 bandas escolares se apresentaram nesta sexta-feira. A Maratona Multicultural – A Vez da Escola levou, em dois dias, mais de mil jovens estudantes à Praça Marechal Floriano Peixoto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares