quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Cras de Itaboraí promove passeio cultural para crianças e adolescentes de baixa renda


O vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Social de Itaboraí, Audir Santana, recebeu, nesta quarta-feira, a visita de 32 crianças atendidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Visconte, um dos seis Cras mantidos pelo município, em parceria com o Governo Federal. Cada Centro atende, diariamente, a crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, além de grupos de mulheres e idosos.

“Em cada Cras, para que possamos realizar um trabalho de qualidade, temos dois assistentes sociais, um coordenador, um psicólogo, três orientadores sociais, um professor de educação física, um pedagogo, um auxiliar de serviços gerais e um auxiliar administrativo”, afirmou Audir Santana, durante a visita do grupo.

Em Itaboraí, os Cras estão localizados em Itambi, Apolo, Ampliação, Jardim Imperial, Reta (Rio Esperança) e Visconde. Frequentemente, as crianças e adolescentes dos Centros participam do passeio cultural, em parceria com a Fundação Cultural de Itaboraí. O objetivo é resgatar a identidade cultural da cidade, visitando e conhecendo a história, como exemplo, da Casa de Cultura, da Câmara Municipal de Vereadores, da sede da Prefeitura e da Igreja.

Além de estudar nas escolas municipais, as crianças e adolescentes participam também, nos Centros de Referência, de atividades socioeducativas, além de palestras sobre cidadania, violência, meio ambiente etc.

O CRAS é responsável por organizar e oferecer serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social. Por meio do órgão, as famílias em situação de extrema pobreza, incluídas pelo Plano Brasil Sem Miséria, passam a ter acesso a serviços como cadastramento e acompanhamento em programas de transferência de renda.

“O principal serviço ofertado pelo CRAS é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif). Dentre os objetivos desse serviço estão a prevenção da ruptura dos vínculos familiares e comunitários, a promoção de ganhos sociais e materiais das famílias e o acesso a benefícios, programas de transferência de renda e serviços socioassistenciais. As ações são todas implementadas por meio de trabalho de assistência social, e isso é o que estamos fazendo”, disse Audir Santana que receberá a visita das crianças e adolescentes do Cras de Itambi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares