terça-feira, 1 de outubro de 2013

Itaboraí promove palestras e plantios na Semana da Árvore



A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo de Itaboraí celebrou a Semana da Árvore, cujo dia principal é comemorado na sexta-feira (20), com a distribuição de mudas, panfletos educativos e palestras na Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro. Na quinta-feira (19/09), foram plantados dois ipês na Escola Municipalizada Ângelo Buriche Coutinho, no bairro Curuzu. A ação contou, ainda, com atividades lúdicas e educativas relacionadas a questões ambientais.

“A conscientização das crianças é fundamental para que estejamos sempre em harmonia com a natureza. Dependemos dela para sobreviver. A arborização tem que ter o seu espaço, seja no campo, ou nas áreas urbanas de forma planejada”, disse André Pereira, subsecretário de Meio Ambiente.

Cerca de quinze alunos participaram do plantio, com o subsecretário auxiliando e explicando os cuidados a serem tomados para o crescimento das árvores. Para ajudar na tarefa de manutenção, foi eleito um casal de alunos. Cada um deles será o “protetor” de um dos ipês.

“Gostei muito de ter ajudado a plantar as árvores. Meu pai é agricultor, e já mexo bastante com o solo lá em casa. Planto muita abóbora, morango e beterrabada, entre outras coisas. Espero que esse ipê cresça forte e nos dê uma boa sombra e muito ar puro”, disse Luziel Madrilena, 10 anos, aluno do 5° ano, um dos “protetores”.

Palestra

André Pereira esteve, também, no Centro Integrado de Educação Pública (Ciep) 424 Pedro Amorim, no Centro de Visconde de Itaboraí. No local, foi realizada uma palestra para cerca de 70 alunos do ensino médio, com o tema direcionado à importância da árvore para o ser humano e os animais.

“Essa ação foi muito importante para completarmos o conjunto de atividades que nossa escola já faz em relação à preservação ambiental. Dentre vários projetos realizados, já estamos com a pretensão de reutilizar a água da chuva para regar nossa horta, o que foi, inclusive, proposto por um de nossos alunos durante a IV Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, que fizemos este ano aqui no colégio”, disse Cristiana Fábia, diretora do Ciep, ao lado de Josiane Almeida, professora de ciências.

Dentre as atividades ambientais realizadas pelos alunos da escola está, ainda, o plantio e a preservação do pau-brasil. Cerca de dez mudas já foram plantadas no local, que anualmente comemora o aniversário oficial da espécie (03/05). Acontecem, também, atividades de panfletagem contra queimadas e conscientizações para as crianças e adolescentes não fazerem xixi nas ruas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares