sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Policlínica de Manilha celebra Outubro Rosa e comemora três anos de funcionamento


A Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu uma programação especial voltada às mulheres na terça-feira (22). Em adesão à campanha Outubro Rosa, movimento mundial de luta contra o câncer de mama, palestras e exames foram realizados junto ao público feminino na Policlínica de Especialidades Médicas Vereador José Oliveira (Filoco), localizada em Manilha, que comemora também três anos de funcionamento.

Durante todo dia, técnicos de saúde realizaram coletas de exames preventivos do câncer de colo de útero, palestra sobre contra o câncer de mama (com encaminhamento para mamografia e ultrassonografia), realização de teste rápido de HIV e sífilis, exames de vista e audiometria, além de orientações sobre sexo seguro, câncer bucal, obesidade, aferição de pressão arterial e medição de glicose. O evento contou também com a participação do grupo de idosos do projeto Vida em Movimento, do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), e propiciou cortes de cabelo e distribuição de brindes às participantes.

O prefeito Helil Cardozo e a primeira-dama do município, Ana Cardozo, parabenizaram a organização do evento e ressaltaram a importância da iniciativa como forma de incentivar as mulheres a se preocuparem com a saúde.

“Pelo sorriso no rosto de vocês, vejo que o atendimento e as ações estão sendo realizadas com muito carinho. E essa qualidade eu prezo muito, porque temos que tratar as pessoas com atenção, de um jeito mais humano. Saibam que qualquer falha ou situação desagradável que esteja acontecendo com algum usuário da saúde, a responsabilidade é toda minha. Espero que esse dia seja bem proveitoso para todas vocês”, afirmou Helil Cardozo, acompanhado dos vereadores Bil (PDT) e Rosana Rosa (PC do B).

Exames

De acordo com o Ministério da Saúde, mulheres acima de 40 anos devem realizar o exame de mama anualmente. Estando abaixo dessa faixa etária, o teste deve ser feito a cada dois anos.

“Já o preventivo, todas as mulheres em atividade sexual ou que já tiveram vida sexual ativa devem realizar o exame uma vez no ano”, informou o diretor geral da Policlínica de Manilha, Júlio Góes. “Com as obrigações diárias, as mulheres estão deixando de cuidar da saúde. Queremos que elas tenham o olhar totalmente voltado para si neste mês”.

A Campanha Outubro Rosa teve início no município no último dia 15, quando o Palacete de Visconde de Itaboraí, sede do Governo Municipal, ganhou iluminação cor-de-rosa. A novidade pode ser vista até o final deste mês, sempre a partir das 19h.

Atendimento

Inaugurada em outubro de 2010, a Policlínica de Manilha atende, em média, 4,6 mil pacientes/mês. Oferece assistência especializada em ginecologia, dermatologia, cardiologia, cirurgia geral, gastroentereologia, neurologia, endocrinologia, ortopedia, pediatria, odontologia, urologia, reumatologia, oftalmologia, fonoaudiologia, psicologia, fisioterapia e nutrição. Realiza exames de eletrocardiograma (ECG), videolaringoscopia, ultrassonografia, audiometria, vacinação e curativos. Funciona também como referência a pacientes ostomizados dos municípios de Silva Jardim, Rio Bonito, Tanguá e Maricá.

Outubro Rosa

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo e remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama no mês de outubro. Posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano, outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade. Para sensibilizar a população, as cidades se enfeitam e se iluminam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares