terça-feira, 12 de novembro de 2013

Estrangeiros do Mais Médicos visitam Hospital Municipal de Itaboraí


O Hospital Municipal Desembargador Leal Junior, em Itaboraí, recebeu,  a visita dos quatro médicos estrangeiros que fazem parte da segunda etapa do programa Mais Médicos do Governo Federal. Os profissionais – quatro cubanos e um argentino – chegaram ao município na  sexta-feira (01), e participam, desde segunda-feira (04), das atividades de acolhimento e avaliação sobre o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS), promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde.

O subsecretário de Atenção Básica, Ronaldo Veiga, que acompanhou a visita ao Hospital Municipal, afirmou que os quatro profissionais irão atender, em média, 1,2 mil pacientes/mês, em postos com deficiência na prestação de serviços de saúde na cidade. Eles só começarão a trabalhar efetivamente
após a regularização do registro profissional.

“O Ministério da Saúde, responsável pelo documento, informou que os registros deverão ficar prontos até a próxima semana. E o Conselho Regional de Medicina ficará responsável pela fiscalização do trabalho. Os médicos irão atender nas Unidades de Saúde da Família de Areal,
Jardim Planalto, Sapê e Vila Brasil”, explica Veiga. “A maior parte da população de Itaboraí depende da saúde pública. E com a vinda destes profissionais, creio que esse dificuldade será sanada. Nossa ideia é conseguir resolver grande parte dos problemas das comunidades nos postos, deixando os casos de média e alta complexidade para o hospital”.

Junto com o diretor administrativo do hospital, Paulo Ventura, os estrangeiros puderam conhecer as instalações e equipamentos da unidade, e entender melhor como funciona o atendimento emergencial de pacientes adulto e infantil, além do ambulatório médico.

O médico cubano Guilhermo Matos, 46 anos, ficou impressionado com o atendimento pediátrico realizado no Pronto-Socorro Infantil. Ele afirmou que espera que os desafios a serem enfrentados no dia a dia profissional sirvam de experiência e conhecimento para sua carreira.

“Estamos sendo bem acolhidos no Brasil. Isso já é um bom caminho para que possamos desempenhar um bom trabalho aqui. O objetivo é trabalhar na prevenção para que os casos não cheguem nas unidades de emergência e urgência. Gostei muito do que vi no hospital, que é organizado, bem conservado e oferece um laboratório de análises clínicas e um pronto-socorro para crianças bem equipado e com profissionais de excelente nível. Considero fundamental ter essa retaguarda para casos mais graves ou de internação”, frisou.

Além do Hospital Municipal, os médicos já conheceram os programas da Atenção Básica e seu funcionamento. Também visitaram a Unidade de Saúde da Família de Cabuçu, acompanhando o atendimento realizado no posto.

Os profissionais ainda visitarão o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Pedra Bonita, em Jardim Imperial, a Policlínica Especialidade Médicas e a Unidade de Pronto-Atendimento 24hs, ambos em Manilha, e o Atendimento Médico de Emergência (AME), em Itambi.

Outros países

Mesmo antes da chegada dos estrangeiros, médicos com nacionalidade peruana, boliviana, nicaraguense e cubana já trabalham em Itaboraí, exercendo suas funções no Hospital Municipal Desembargador Leal Junior. É o caso da pediatra peruana Emma Consuelo Mujica, 46 anos,
que atua há dois na unidade de saúde.

“Como trabalho no Pronto-Socorro Infantil, vejo que muitas doenças poderiam ser evitadas ou prevenidas se houvesse um reforço na promoção à saúde, que é a essência das unidades de saúde da família. A população quer médicos nos postos. Esta cidade é muito grande e está crescendo de modo acelerado. Acredito que a vinda de estrangeiros deve diminuir o atendimento nas emergências, passando a servir apenas para casos mais graves”, avaliou Emma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares