terça-feira, 26 de novembro de 2013

Idosos do Vida em Movimento realizam 1ª Exposição de Quadros e Artesanato em Itaborai




O projeto Vida em Movimento, vinculado à Secretaria Municipal de Habitação e Políticas Sociais de Itaboraí, realiza, na próxima sexta-feira (29), das 14h às 20h, no Colégio Cenecista Alberto Torres, a 1ª Exposição de Quadros e Artesanatos. Todas as obras foram produzidas pelos participantes do programa, que reúne pessoas a partir dos 50 anos de idade.
O evento, gratuito e aberto ao público, tem como principal objetivo divulgar os trabalhos desenvolvidos pelos idosos inseridos no projeto. Segundo a primeira-dama de Itaboraí e coordenadora do Vida em Movimento, a professora Ana Maria Cardozo, a atividade é uma forma de enriquecer e estimular o que eles fazem e produzem, mostrando como são úteis, capazes e importantes.
“Além da população conhecer os belíssimos trabalhos de arte feitos por eles, todos se sentem úteis e privilegiados”, diz Ana Cardozo.
            Todas as peças expostas estarão à venda, com a renda destinada aos próprios idosos que as produziram. Dentre as obras, há quadros moldurados, bonecas de pano, pesos de porta, panos de prato pintados a mão e peças de crochê e tricô, entre outros itens.
            Quem está ansiosa para a exposição é a aposentada Roseli Coelho, 69 anos, integrante do polo do Iguá e aluna das aulas de Pintura em Tela.
“Tenho certeza de que a exposição será maravilhosa. Vamos poder mostrar nossos quadros e ficar conhecidos. Eu já fiz aulas de pintura há muitos anos, mas aqui me sinto bem, e somos uma família. Os meus quadros eu presenteio e até vendo. Já vendi um por R$ 700”, disse Roseli.
            Já para a dona de casa Glória Alabasse, 64 anos, as aulas de pintura, da professora de Artes Plásticas Keta Sasso, contribuem para a saúde mental e social.
“Costumo dizer que é uma terapia em grupo. Estou produzindo o meu  segundo quadro, e posso dizer que aqui me encontrei e apaixonei-me pela pintura”, ressaltou a integrante do polo de Outeiro das Pedras.
            Segundo a professora Keta Sasso, muitos idosos procuram o curso de Pintura em Tela, oferecido gratuitamente pelo Vida em Movimento como terapia e ocupação. Outros já buscam a atividade por gosto pela Arte.
“Eu os deixo à vontade para escolher o tema a ser pintado, não interfiro muito no interior dos quadros, pois é um momento onde eles devem expressar o que sentem, suas amarguras, tristezas e felicidade. Eu aprendo muito com eles e o trabalho é gratificante”. Afirma a professora.
            Ao todo, são 27 idosos inscritos no curso de pintura, divididos em duas turmas, no turno da manhã e tarde, às segundas e quartas-feiras. O curso tem duração de seis meses.
O Colégio Cenecista Alberto Torres fica na Rua Presidente Costa e Silva, 212, no Centro de Itaboraí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares