quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Itaboraí: 20ª edição da Feira do Livro reúne mais de 15 mil pessoas


O segundo dia da 20ª edição da Felicita – Feira do Livro da Cidade de Itaboraí, realizado nesta quarta-feira (13), na Praça Marechal Floriano Peixoto, foi marcada por bate-papos, apresentações musicais, contações de histórias e lançamentos de livros. O público compareceu, totalizando mais de 15 mil pessoas nos dois dias de evento, que teve entre suas principais atrações a participação, na terça-feira, do cantor e escritor Gabriel, O Pensador, que fez palestra e show na cidade.

Segundo a secretária de Educação e Cultura, Susilaine Duarte, a Felicita como um todo superou as expectativas.

“Fiquei encantada com o público, que participou ativamente das programações. E pude observar que os nossos alunos da rede municipal de ensino participam de igual para igual como qualquer outra rede de ensino, incluindo a particular”, destacou a secretária.


“Estamos em um mundo cada vez mais globalizado, onde a leitura torna-se essencial para conquistarmos nossos objetivos. Ler é uma experiência fantástica, que nos agrega conteúdo e nos dá bagagem para corrermos atrás de nossos sonhos”, disse o prefeito,

No palco principal, o grupo de espetáculos infantis Tiquequê trouxe o show “Toc Patoc”. Com três banquinhos e uma cesta com instrumentos e adereços, os quatro integrantes do grupo encantaram as crianças, num show que relembrou cantigas de roda e histórias populares, a partir de releituras originais, como por exemplo, a “Festa no Céu”.

A pequena Júlia Santos, 4 anos, acompanhada de sua mãe, a recepcionista Joana Santos, não desgrudou os olhos do espetáculo.

“Esse show é infantil, mas tenho certeza que os mais velhos ficaram encantados, assim como eu. Prendeu a atenção da minha filha, e ela adora música e coisas coloridas. Itaboraí precisa de eventos como este, voltando também para as crianças”.

A Casa Heloísa Alberto Torres (Chat), abrigando o Espaço Literário, recebeu dezenas de alunos para o bate-papo com a autora Ângela Madureira, professora do 5° ano do ensino fundamental na Escola Municipal Jornalista Alberto Torres, com seu livro “Coisas de Poeta”. Em um momento de integração, alguns estudantes foram convidados a participar da dinâmica, subindo ao palco e lendo as poesias da autora.

Estudante do 3° ano do ensino fundamental, Mariana Prudente, 8 anos, foi uma das convidadas para “auxiliar” a autora, e como forma de agradecimento, recebeu um livro autografado, assim como outros alunos.

“Eu adorei este bate-papo, agora vou poder ler em casa todas as poesias”, disse Mariana, destacando a poesia “Coisas fofinhas”, como a sua favorita.

Para a autora, seu livro é composto de uma temática diversificada, que fala de animais, sentimentos, futebol e mãe, dentre outros.

“Fico feliz em poder participar da Felicita, onde a “prata da casa” também é valorizada. A participação das crianças foi maravilhosa, e espero ter contribuído ao incentivo da leitura”, destacou Ângela Madureira.

A Chat contou também com o lançamento dos livros “Resiliência” – Ferramenta para uma Educação de qualidade, da professora da rede municipal de Itaboraí, Ana El Achkar, e “Piquenique da Monique”, de Sônia Rosa. E ainda os desenhos personalizados, de Juareis Mendes e o café literário sobre o major Orcival Barbosa, autor itaboraiense e um dos homenageados na Felicita.

Na tenda Encontros, montada na quadra poliesportiva, centenas de crianças puderam assistir ao espetáculo “Palavra de Bicho”, de Bianca Barbosa. Além da conversa com Patrícia Barboza, com o livro infanto- juvenil “As Mais”, que narra o dia a dia e as aventuras de quatro amigas e que virou mania entre os adolescentes.

Após a apresentação, para aproximadamente 600 pessoas, a autora abriu espaço para perguntas e respostas, onde pôde responder dúvidas, entre elas, “Como começou a escrever”,

“De onde vem a ideia para os títulos dos livros”, entre outros. Além do sorteio de 60 exemplares entre os presentes.

Uma das ganhadoras, Ana Alice de Cristo, 10 anos e estudante do 5° ano da Escola Municipal Auto Rodrigues de Freitas, ficou entusiasmada com o livro.

“Só de conversar com a autora e ver o livro já é muito bom, agora depois de ganhar o meu vou poder ler em casa”, disse a aluna, enfatizando seu gosto pela leitura. O Espaço Encontros, contou ainda com o show de Glorinha e Renato, para as crianças da Educação Infantil.

No Salão Paroquial, abrigando o Cine Literário, diversas sessões exibiam documentários e filmes sobre os homenageados. Para as crianças menores foram exibidos pequenos vídeos infantis, dentre eles, “Aquarela”, “A casa”, “O relógio”, e outros., de autoria de Vinícius de Moraes. Já para os adolescentes, filmes e vídeos, sendo eles, “100 anos do escritor Rubem Braga”, “Graciliano Ramos, escritor e poeta”, “Orcival Velho”, “Oscar Niemeyer – Vida e obra”, “Vinícius de Moraes, o poetinha”. Após assistir aos vídeos, com aproximadamente cinco minutos, os alunos participavam de um Quiz, com 10 perguntas sobre o autor, sendo respondida em um dos cinco computadores instalados ou nos cinco tablets.

Garantindo a segurança e organização do evento, a Felicita contou com aproximadamente 400 profissionais da secretaria municipal de Educação e Cultura, além das secretarias municipais parceiras, como a de Saúde, Transportes, Segurança e Defesa Civil, e Serviços Públicos. Por toda Praça, foram montados quatro pontos de distribuição gratuita de água e dois pontos com banheiros químicos.

A Felicita surge com uma versão inovadora, mas literária e com uma visão ampliada, valorizando a literatura na cidade, com o objetivo de fazer de Itaboraí uma cidade leitora.


Gabriel O Pensador
Antes do show, Gabriel falou sobre o seu livro “Diário noturno”, que conta com uma coletânea de textos escritos ao longo da vida do músico, desde os seus 8 anos de idade. O evento, na sede do Rotary Clube de Itaboraí, reuniu cerca de 600 crianças de 30 escolas, sendo 27 da rede municipal e três particulares. Na ocasião, o escritor lembrou, por exemplo, de um poema feito para uma colega de faculdade, mas nunca teve coragem de entregar. Dez anos depois, quando ele achou o papel, se inspirou para escrever o livro, que fala, também sobre um protesto pacífico realizado pelo músico, que é flamenguista, no meio da torcida do Botafogo. Mas nada relacionado aos clubes. Gabriel havia apenas pintado uma faixa escrito “Morte ao racismo” para fazer as pessoas pensarem a respeito do crime.

“Comecei a escrever minhas primeiras músicas aos 11 anos de idade. Vejo algumas pessoas criticando a leitura pela internet, mas, na minha opinião, vocês têm mais é que usar e tirar o maior proveito possível dela. Comecem com textos curtos, que depois já estarão lendo contos, e, tomando gosto, vão sentir vontade de ler livros maiores e escrever os seus próprios” – disse.
Filmando parte da palestra, o estudante Higor de Oliveira, 15 anos, demonstrava empolgação:
“É muito bom poder vê-lo de perto. Ele é um cara que eu admiro como cantor e como pessoa. Também gosto de ler bastante, principalmente livros de romance”, disse o adolescente, que estuda no 9º ano da Escola Municipal Jornalista Alberto Torres.
Gabriel, O Pensador

Durante a palestra, Gabriel fez questão de divulgar sua página no Facebook https://www.facebook.com/GabrielOPensadorOficial e pediu para que os estudantes mantenham contato, garantindo que é ele mesmo quem posta as mensagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares