domingo, 10 de novembro de 2013

Itaboraí faz balanço das realizações da Cultura no município


A Fundação Cultural de Itaboraí (FCI) dedicou o Dia Nacional da Cultura, celebrado na terça-feira (05/11), para fazer um balanço do que já foi realizado este ano pela atual gestão e divulgar os próximos projetos, incluindo aqueles para 2014.
“O ano de 2013 está sendo satisfatório para a Cultura de Itaboraí. Conseguimos, entre outras ações, renovar o termo de cooperação técnica com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que, além de prorrogar a cessão de uso da Casa Heloísa Alberto Torres, também prevê ações conjuntas com o município”, lembra Cláudio.
O presidente da FCI lembra também da restauração da Capela Nossa Senhora da Conceição, na Estrada de Itapacorá, que foi devolvida à sociedade como equipamento cultural. Houve, ainda, a criação da Casa do Artista, idealizada pelo prefeito Helil Cardozo, que valoriza as atividades dos artistas locais.
Rogério também destaca o trabalho de aproximação entre a Prefeitura e grupos e associações culturais do município, o que propiciou a volta da festa de Boi Bumbá e o resgate das Folias de Reis.
Um dos pontos mais altos de 2013 foi a realização da exposição “Santo Antônio de Sá: a primeira Vila do Recôncavo da Guabanara”, parceria inédita com o Museu Nacional. A exposição contou com aproximadamente 5 mil visitantes, em uma mostra sobre o início da ocupação no estado, com relíquias arqueológicas recém-descobertas na área do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj).
Para este mês, a FCI prepara a exposição Preserv’art, uma mostra coletiva de pintura em tela, esculturas e desenho, coordenados pelos artistas Cris Rosa e Marcos Jardim. Haverá, ainda, um evento especial para celebrar o Dia da Conscientização Negra, em 20 de novembro.
Em dezembro, a FCI promoverá um evento em homenagem ao Dia do Samba, além de celebrar os 140 anos da Biblioteca Municipal Joaquim Manuel de Macedo, com lançamento de livros, sarau literário, apresentação teatral, exposição de quadros, e outros. Fechando o ano, Cláudio Dutra adianta uma parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), que promoverá um show especial na Praça Marechal Floriano Peixoto, com um artista de renome nacional.
Para 2014, diversas ações estão prevista, como a criação do Museu Ferroviário de Visconde e a recuperação do 1° Túnel Ferroviário do Brasil, em Porto das Caixas. O Município também busca de apoio da iniciativa privada e de outros parceiros para a recuperação do Centro Histórico da cidade, em especial da Igreja Matriz São João Batista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares