segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Prefeitura Perto de Você registra mais de 5 mil atendimentos em Visconde

       

Mais de 5 mil atendimentos foram registrados no sábado (09/11), em Itaboraí, durante a quarta edição  do programa Prefeitura Perto de Você. A ação, na Escola Municipal Dimas Monteiro Nogueira, em Visconde, levou diversos serviços à população, e contou com a presença do prefeito Helil Cardozo, do vice, Audir Santana, e dos secretários municipais. Todos prestaram atendimento direto ao público.

"O comparecimento da população superou as nossas expectativas. Fico muito feliz, pois esta ação é feita pensando em satisfazer as necessidades do cidadão”, disse Helil Cardozo. “Só tenho a agradecer a quem esteve presente e ajudou a fazer do evento um sucesso", completou o prefeito, que, das 8h às 16h, atendeu diretamente a mais de 80 pessoas em seu gabinete itinerante.


Ao longo do dia, 55 cidadãos aproveitaram para realizar exames de vista, que deram direito, em casos de necessidade, à encomenda gratuita dos óculos. O odontomóvel (consultório dentário itinerante) registrou 230 atendimentos, e 26 pessoas irão receber próteses dentárias. O Programa Municipal de Combate à Dengue fez mais de 500 orientações, enquanto 200 pessoas aproveitaram para fazer o exame de glicose.

Mais de 3 mil camisinhas foram distribuídas, enquanto a fisioterapia recebeu 37 usuários. Os programas de Saúde do Idoso, Tabagismo, Tuberculose e Nutrição também marcaram presença, assim como o Saúde da Mulher, que proporcionou encaminhamento para 46 mamografias.


"Cheguei aqui antes das 5 da manhã, pois queria ser o primeiro a ser atendido. Estou há um tempo precisando tirar segunda via da minha identidade ", disse o aposentado Antônio de Oliveira, 74 anos, que acordou às 4 horas da manhã para chegar na frente da fila.

A Secretaria de Desenvolvimento Social, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), realizou 348 atendimentos, entre cadastramentos e atividades recreativas. O Bolsa Família e demais programas da pasta também foram oferecidos aos frequentadores, que contaram ainda com a atuação Procuradoria Geral do Município, dando orientações jurídicas, assim como a Defensoria Pública. Já a Fundação Leão XIII concedeu isenção para segunda via de certidões registrais (nascimento, casamento e óbito). 
                

"A comunidade de Visconde de Itaboraí sempre foi muito hospitaleira. Estou impressionado com a pluralidade de pessoas, que compareceram em massa, mostrando que acreditam nas ações do governo", disse Audir antana.


Casamentos      

O Poder Judiciário se fez presente. O juiz Almir Carvalho realizou, entre outros serviços, mais de 60 casamentos. O Cartório do Registro Civil de Pessoas Naturais do 1º Distrito também participou das ações, assim como o Ministério Público e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

"Já moramos juntos há oito anos, mas sempre tive vontade de me casar legalmente. Felizmente, hoje isto foi possível", disse Lígia Nunes, professora, 30 anos, ao lado de seu agora marido Rômulo Conceição, comerciante, 33 anos, moradores do Jardim Itamarati.


O Sistema Nacional de Emprego (Sine) recebeu 59 cadastramentos de currículos. No total, 170 cartões do Sistema Único de Saúde (SUS) foram confeccionados, além de 70 carteiras de trabalho emitidas pelo Governo do Estado, que disponibilizou um caminhão equipado para atender à população.

A Cruz Vermelha aproveitou para fortalecer a campanha de doação de sangue, enquanto o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) emitiu documentos de identidade. A concessionária de energia Ampla distribuiu lâmpadas econômicas mediante apresentação das contas de luz.


Agricultura            

A Secretaria Municipal de Agricultura fez 136 atendimentos, com distribuição de mudas, orientações técnicas e consultas veterinárias. A Fazenda realizou parcelamentos referentes ao Imposto sobre Propriedade Territorial Urbana (IPTU), e o Instituto de Previdência de Itaboraí (Itaprevi) aproveitou para divulgar seu novo serviço de assistência médica. Já a Secretaria Municpal de Indústria, Comércio e Turismo deu orientações sobre o Microempreendedor Individual (MEI).
              

A Fundação Cultural de Itaboraí recebeu 280 pessoas em sua escola de arte itinerante, enquanto a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer ofereceu atividades lúdicas e de animação às crianças, assim como o Serviço Social do Comércio (Sesc), que ainda levou uma biblioteca móvel e a peça Cantadores de Estória, com texto de Silvia Orthof. As crianças ainda contaram com vários brinquedos, como touro mecânico, cama de gato e tobogã inflável.
                

"Acho essencial isso que o prefeito Helil está fazendo, de olhar no olho da população. Prova que ele é do povo e não fica isolado no gabinete olhando para os papeis. Estou muito confiante nesta gestão", disse Isaías dos Santos, 47 anos, morador do Jardim Itamarati, que foi atendido pelo prefeito junto de sua filha, a pequena Emily, 6 anos.
              

Também estiveram presentes os vereadores Bill (PDT), Deoclécio Machado (PT), Ezio Barcellos (Pros), Irmão Caio (PSC), Roberto Costa (SDD), Rosana Rosa (PC do B), Sandro Construforte (PR) e Wellington Emerick (PC do B).

O Prefeitura Perto de Você já realizou 18 mil atendimentos à população de Itaboraí ao longo das quatro edições do programa. A próxima ação está marcada para o dia 14 de dezembro, em Nova Cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares