segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Itaboraí é tema de livro produzido pela Uerj


Uma equipe da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), em parceria com a Petrobras, apresentou a secretários municipais de Itaboraí, na manhã da terça-feira (10/12), no Salão Nobre da Prefeitura, o livro “Patrimônio Cultural do Leste Fluminense” e o DVD “Entrelugares: patrimônio e memória no Leste Fluminense”. O material faz parte do plano de valorização da cultura local, com um inventário e um diagnóstico do patrimônio cultural de Itaboraí e outras quatro cidades da região: Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Guapimirim e Tanguá.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Integração com o Comperj, Luiz Fernando Guimarães, o Presidente da Fundação Cultural de Itaboraí, Cláudio Rogério, e outras autoridades do município compareceram ao evento. Na ocasião, foi apresentado também um vídeo de 20 minutos que apresentou o dia–a–dia da realidade cultural de Itaboraí.

Coordenador do Projeto, o professor Luís Reznik ressaltou a importância do trabalho.

“Esse livro dará visibilidade e publicidade a essas culturas para fora das cidades. Ele irá para as mãos de autoridades que terão a dimensão da importância desses povos. Esse trabalho tem muita importância também para as novas gerações, que poderão aprender mais sobre esses valores e mantê-los ou transformá-los futuramente”, disse.

Aproveitando o encontro, Cláudio Rogério, falou sobre mais detalhes da cultura do município e apresentou aspectos não citados no material, como o túnel ferroviário de Porto das Caixas.

“É muito importante valorizarmos a cultura do local em que vivemos. Conseguimos o título de Cidade Histórica, porque temos muita coisa boa aqui”, afirmou.

No final do encontro, a Petrobras distribuiu às autoridades alguns livros e DVDs. Como retribuição, a Associação de Oleiros de Itaboraí entregou uma estátua de barro aos representantes da empresa e da Uerj.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares