quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Itaboraí aguarda visita de especialistas para receber curso superior de medicina


Após ser a única cidade da Região Metropolitana pré-selecionada pelo Governo Federal, em dezembro, para receber um curso superior de medicina, Itaboraí aguarda agora a visita de especialistas que irão confirmar as informações prestadas pela Prefeitura sobre a estrutura do sistema de saúde municipal, um dos aspectos que fizeram o município ser considerado apto a sediar um dos novos cursos privados a serem abertos no país.
O prefeito Helil Cardozo comemora a escolha por Itaboraí, e ressalta os investimentos feitos no setor de saúde municipal como fator principal que resultou na pré-seleção da cidade. Para Helil, as parcerias com outras esferas do poder público foram fundamentais para a melhoria das condições de atendimento no Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior e nos postos de saúde, além da chegada de novos profissionais, vindos por meio do Programa Mais Médicos, do Governo Federal.
“Temos dado atenção prioritária à saúde em Itaboraí, e recebido grande apoio do Governo do Estado e também em Brasília, tanto do Governo Federal quando do próprio Congresso. O deputado federal Eduardo Cunha, por exemplo, tem nos visitado com frequência e se mostrado um grande parceiro, batalhando na Câmara para disponibilizar verbas e melhores condições para nossa cidade”, afirma Helil Cardozo.
Quem também comemora a provável abertura de um curso superior de medicina em Itaboraí é o secretário municipal de Trabalho e Renda, Alvaro Adolpho. Segundo ele, o fato vai agregar mais valor à mão-de-obra disponível na cidade a médio e longo prazos.
“Precisamos aumentar o nível de oferta de mão-de-obra em Itaboraí, e isso inclui a classe médica”, observa Alvaro Adolpho. “Praticamente não há médicos na rede pública que sejam naturais da cidade. Os que vêm de fora são muito bem-vindos, mas considero importante termos profissionais de saúde nascidos aqui, que tenham ligação afetiva com a população e com o município”.
O vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Social de Itaboraí, Audir Santana, que é médico, acredita que a cidade dará um salto de qualidade na questão da saúde pública com a chegada do curso de medicina.
“Um curso superior de medicina em Itaboraí atende às atuais demandas da cidade, que vem se desenvolvendo a passos largos e precisa capacitar sua população não apenas para trabalhar no ramo do petróleo, por causa da chegada do Comperj (Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro), mas também em setores estratégicos, como o de saúde. E os investimentos que temos feito nesse setor nos credenciam a isso”, avalia Audir.
A seleção
A relação das 49 cidades brasileiras aptas a receberem os novos cursos privados de medicina foi publicada no DIário Oficial da União no fim de dezembro. Ao todo, 154 prefeituras se inscreveram no edital lançado em outubro de 2013 e encaminharam a documentação ao MEC, solicitando a implantação dos cursos. A seleção foi realizada em três etapas de caráter eliminatório. Na primeira, o município precisava contar com 70 mil ou mais habitantes. Foram excluídas nesta fase as cidades que já ofertavam curso de medicina em seu território, bem como capitais.
Na segunda etapa de seleção, foi levada em conta a estrutura dos equipamentos públicos e programas de saúde existentes no município. Para atender a este critério, o município precisou apresentar diversas características: número de leitos disponíveis no SUS por aluno maior ou igual a cinco; número máximo de três alunos por equipe de atenção básica; existência de leitos de urgência e emergência ou pronto-socorro; existência de pelo menos três programas de Residência Médica nas especialidades prioritárias; adesão ao Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica, do Ministério da Saúde; existência de Centro de Atenção Psicossocial; existência de hospital de ensino ou unidade hospitalar com potencial para hospital de ensino e existência de hospital com mais de 100 leitos exclusivos para o curso.
A terceira etapa compreendeu a análise de projeto de melhoria da estrutura de equipamentos públicos e programas de saúde no município. No Estado do Rio, além de Itaboraí, também foram pré-selecionadas Angra dos Reis e Três Rios.
“Mais Médicos" municipal
A escolha por Itaboraí para sediar um curso superior de medicina vem ao encontro de uma Lei Municipal de autoria do Poder Executivo, aprovada em dezembro, que permite à Prefeitura pagar integralmente a faculdade para moradores de Itaboraí que queiram ser médicos. É exigido que o candidato, além de ser aprovado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), seja morador do município por pelo menos cinco anos e tenha cursado todo o ensino médio e fundamental nas escolas públicas da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares