segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Itaboraí terá Escola Integral Modelo em 2014


A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) apresentou aos seus servidores o projeto de implementação, desdobramentos e perspectivas da Educação Integral modelo que será inaugurada em março de 2014, no loteamento Grande Rio, em Itambi. A unidade escolar está com aproximadamente 80% das obras concluídas e contará com 12 salas de aula, sala de informática, dança, teatro, banheiros, cozinha, refeitório, quadra poliesportiva coberta e outros. Atenderá em média 600 alunos, da Educação Infantil e Ensino Fundamental I (1° ao 5° ano), de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h.
Segundo a secretária municipal de Educação e Cultura, Susilaine Duarte, esta será uma experiência piloto, uma proposta do plano de governo do prefeito de Itaboraí, Helil Cardozo, que garantirá uma educação completa. “Viemos apresentar o que já foi realizado em relação à Educação Integral e traçarmos e dividirmos novas metas, com objetivo de oportunizar uma maior qualidade de ensino, em diversas áreas do conhecimento, com métodos diversificados e de base curricular”, frisou Susilaine.
Uma das ações da equipe da Semec foi à ida, no início do mês a cidade de Palmas, capital do Tocantins. Uma comitiva, formada por seis profissionais de Educação, incluindo a secretária municipal, Susilaine Duarte foi conhecer o funcionamento do sistema de educação integral, com objetivo de subsidiar a política de educação integral que será implantada no município.
“Escolhemos Palmas, por ser referência para outros municípios do país quando se fala em sistema de educação integral. Gostamos muito do que vimos e presenciamos, como a proposta pedagógica, as questões de financiamento, as facilidade e dificuldades, dentre outros. Sabemos que será um novo desafio desta gestão, mas os desafios me levantam, não me derrubam. Queremos entrar para a história deste município”, destacou Susilaine.
No encontro foram apresentados ainda, a equipe diretiva da escola em tempo integral, sendo três profissionais da rede municipal, escolhidos criteriosamente com o perfil para o trabalho da Educação Integral. Apreensiva e confiante para o lançamento do projeto piloto, Daniele dos Santos, ressaltou sua alegria em fazer parte da equipe diretiva da escola.
“A princípio foi uma surpresa, mas gostei da ideia. Gosto de desafios e esta é a primeira vez que participo da direção de uma escola. Sinto-me preparada porque já trabalho com Educação há muitos anos, como coordenadora pedagógica e professora de Educação Infantil e ensino fundamental I e II. Vamos fazer história dentro de Itaboraí, com grandes realizações”, disse Daniele.
Foram definidas ainda, ações para término em janeiro, como a formação de equipe de elaboração da proposta pedagógica e dos referenciais curriculares da escola em tempo integral, pensando nos sistemas de avaliação e no calendário curricular, elaboração de editais de seleção interna para professores regentes e de seleção externa para educadores sociais, além da equipe de análise da legislação municipal pertinente à Educação Integral e o planejamento estratégico de ampliação da educação integral em Itaboraí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares