sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Mais 12 médicos cubanos começam a trabalhar em Itaboraí

Mais 12 médicos cubanos que chegaram a Itaboraí por meio do Programa Mais Médicos, do Governo Federal, já começaram a trabalhar na cidade, após receberem a autorização do Ministério da Saúde. Com isso, chega a 16 o número de profissionais estrangeiros atuando no município. Desses, 15 são de Cuba, e um da Argentina.
Na segunda-feira (13/01), os 12 médicos conheceram mais de perto as equipes e as Unidades de Saúde da Família (USF's) onde passaram a atuar, efetivamente, a partir desta terça-feira. A cidade ainda tem a expectativa de receber mais profissionais.
“A chegada desses médicos faz parte do processo de reorganização da estrutura da nossa Atenção Básica. A presença deles é fundamental para aumentar a cobertura do nosso sistema, fazendo com que o usuário seja atendido com cada vez mais eficiência”, disse Edilson Francisco dos Santos, secretário municipal de Saúde.
As USF's contempladas com os 12 novos médicos foram Reta Velha, Reta Nova, Joaquim de Oliveira, Ampliação I, Nova Cidade, Quissamã, Porto das Caixas, Itambi, Agrobrasil, Visconde, Aldeia da Prata e Vale do Sol. Areal, Jardim Planalto, Sapê e Vila Brasil já possuíam profissionais estrangeiros em atividade.
O novo grupo de médicos chegou ao município há cerca de 20 dias, e todos são especializados em Saúde da Família. Um deles é Joel Armenteros, de 49 anos, que trabalha na USF de Visconde, e já tinha a experiência de atuar no Brasil, onde ficou por quase quatro anos em Araguacema, no Tocantins.
“É uma satisfação imensa estarmos aqui prestando serviço ao povo de Itaboraí. No Tocantins, já tive a oportunidade de me aprimorar no entendimento da língua portuguesa e de algumas doenças encontradas no Brasil, como a hanseníase, por exemplo, que é muito rara em Cuba”, disse Joel.
Com contrato de três anos com a Prefeitura, Joel falou, ainda, da sua surpresa ao atender os primeiros pacientes:
“Imaginei que a situação aqui fosse mais complicada. No entanto, até o momento, noto que as pessoas já estão seguindo os tratamentos da maneira correta, apresentando índices bastante satisfatórios. Espero contribuir para melhorá-los e deixar o povo satisfeito”.
A menina Gabriela, de 3 anos, foi uma das primeiras pacientes atendidas por Joel Armenteros. A menina foi levada ao posto médico pela mãe, Juliana Faria, que acompanhou o atendimento.
“Minha filha está se alimentando direitinho, mas tenho notado o rosto dela muito pálido ultimamente. Felizmente, o Joel a atendeu com muita atenção e me passou todos os exames, que vão ser feitos aqui mesmo na unidade”, disse Juliana.
Mais Médicos muicipal
O Mais Médicos do Governo Federal é apenas um dos métodos que a Prefeitura de Itaboraí utiliza para reestruturar o seu sistema de saúde. Há, ainda, a versão municipal do programa, criada pelo prefeito Helil Cardozo, pelo qual a Prefeitura custeará a faculdade de medicina para quem morar na cidade há pelo menos cinco anos e tenha cursado o ensino médio e fundamental na rede municipal.
A cidade foi, também, uma das três pré-selecionadas para receber curso de graduação particular de medicina no estado do Rio de Janeiro, o que poderá formar até 100 novos profissionais por ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares