terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Educação lança "1ª Olimpíada Online da História de Itaboraí"

 
Estudantes da rede pública municipal preparam-se para participar, a partir de 10 de março, da 1ª Olimpíada da História de Itaboraí, realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Semec). O lançamento da competição ocorreu na noite desta quinta-feira (20), na Casa Heloísa Alberto Torres, com a presença do prefeito Helil Cardozo.

“Esta olimpíada será importante para que nossos alunos e professores, muitos deles moradores da cidade, possam conhecer a rica história de Itaboraí. Fico satisfeito em ver tantos profissionais engajados em um objetivo comum, que é o de sempre melhorar a Educação no município. E que cada um de vocês possa escrever sua história nesta cidade”, enfatizou Helil Cardozo.

A 1° Olimpíada da História de Itaboraí será disputada, predominantemente, em ambiente virtual. O objetivo é tornar a história da cidade mais conhecida entre alunos e professores da rede, além de aproximar os estudantes das novas tecnologias como ferramentas de acesso ao conhecimento.

Organizada pela subsecretaria de Tecnologias Educacionais e Informação, a olimpíada é destinada aos alunos e professores dos ensinos Fundamental II (6° ao 9° ano), Regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Cada equipe poderá ter até quatro alunos - sem a necessidade de serem da mesma turma ou ano escolar - e um professor orientador, de qualquer disciplina. As inscrições vão até 26 de fevereiro, e podem ser feitas no site www.olimpiadaitaborai.com.br.
“Quero agradecer ao prefeito Helil Cardozo por ter criado, em sua gestão, uma subsecretaria de Tecnologias Educacionais e Informação. E tenho também um agradecimento especial à nossa secretária de Educação, Susilaine Duarte, que sempre apoiou nossa Subsecretaria”, destacou a subsecretária de Tecnologias Educacionais e Informação, Sirlene Mendes. “Agora vem a fase do desafio, de fazer acontecer aquilo que nós criamos. Estamos cheios de projetos maravilhosos para ajudar aos alunos das nossas escolas, professores e orientadores tecnológicos. E conto com a participação de toda comunidade escolar”.
A Olimpíada será composta por seis fases, cinco delas online, realizadas em uma plataforma que poderá ser acessada de qualquer computador com internet. Apenas a última fase será presencial, com uma grande gincana no dia 13 de junho, com seis equipes classificadas nas fases anteriores.
A primeira fase acontece em 10 de março. As duas primeiras etapas contarão com 10 questões objetivas e duas atividades. Da terceira à quinta fase, serão incluídas duas questões discursivas. Cada equipe terá um prazo definido para o envio das respostas. As etapas não são eliminatórias, e sim, com acúmulo de pontos.

As três primeiras colocadas receberão premiação para alunos participantes, professores orientadores e a própria unidade escolar. Alunos e docentes que obtiverem o primeiro lugar gaharão um notebook cada, e a escola será contemplada com um carrinho multimídia, composto por notebook, datashow e equipamento de som para a escola. Os segundos colocados levam tablets e um datashow para a escola. Já a equipe que conquistar o terceiro lugar ganhará aparelhos de MP5 para cada e um notebook para a unidade escolar.

Segundo a coordenadora de projetos tecnológicos educacionais, Vanda Cardozo, a olimpíada foi toda pensada e construída por professores regentes da rede, com fatos, narrativas, ações cotidianas, hábitos da cidade e outros aspectos. A plataforma digital é composta por textos para pesquisa e vídeos aulas produzidas pelos próprios professores.  Até o momento, aproximadamente 20 equipes já foram inscritas.

“Estamos trabalhando intensamente desde abril de 2013 neste projeto, com pesquisas históricas, vídeo-aulas e textos, montando a própria plataforma. E o sucesso da olimpíada vai depender do trabalho realizado dentro das escolas”, comentou.

Cronograma
Inscrições – até 26 de fevereiro

Período das atividades das equipes
1ª fase - 10/03 a 21/03
2ª fase - 24/03 a 04/04
3ª fase - 07/04 a 25/04
4ª fase - 28/04 a 09/05
5ª fase - 12/05 a 23/05

Avaliação das provas e atividades para criação do ranking
27/05 a 30/05

Divulgação dos resultados
02/06 a 06/06

Evento final – 6ª fase
13/06

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares