quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Em Itaboraí idosos iniciam Ano Letivo de 2014


O Ano Letivo 2014 começou   em Itaboraí para 64 integrantes do projeto Vida em Movimento, que atende a pessoas a partir dos 50 anos de idade na cidade. Elas foram inseridas pela Prefeitura no segmento de Educação de Jovens e Adultos (EJA), e estudam na própria sede do projeto, onde funciona um anexo da Escola Municipal Therezinha de Jesus Pereira da Silva.
A primeira-dama e coordenadora do Vida em Movimento, Ana Maria Cardozo, deu às boas-vindas aos “veteranos” e “novatos”, e comentou da sua felicidade em vê-los novamente.
“Tê-los aqui é maravilhoso. A casa estava triste sem vocês. Espero que este ano que se inicia seja repleto de aprendizado e conhecimento”, disse Ana Maria.
No primeiro dia de aulas, também foram entregues a camisa do uniforme, nas cores branca e azul, com a marca do projeto Vida em Movimento. O local conta com cinco salas de aula, divididas da 1ª a 5ª fase da EJA. Os alunos receberão ainda o kit de material escolar, composto por caderno espiral de 10 matérias, caderno de desenho, lápis, borracha, hidrocor, lápis de cor, apontador, cola, tesoura e mochila, entre outros itens.
As aulas acontecem de segunda à sexta-feira, nos turnos manhã (7h às 11h) e tarde (13h às 17h), com disciplinas de Português, Matemática, Geografia, Ciências, História e Artes. Todas voltadas para o cotidiano e experiência de vida de cada aluno.
Ainda segundo a coordenadora do projeto, atualmente as aulas são legalizadas, com professores cedidos pela secretaria municipal de Educação e Cultura (Semec).
“Conseguimos legalizar tudo no segundo semestre de 2013. Antes, eles não tinham uma vida escolar, estudavam todos misturados e sem perspectiva de crescimento. Como professora concursada da rede, eu não poderia deixar continuar desta maneira”, enfatizou Ana Maria.
A aposentada Terezinha Vitorino dos Santos, 73 anos e aluna da 1ª fase da EJA, fez questão de comparecer ao primeiro dia de aula e conhecer os novos colegas de turma.
“Ano passado eu estudava na Escola Municipal Padre Hugo Montedônio Rego, em Três Pontes. Decidi mudar por conta do horário, que era à noite. Aqui fica mais fácil e tranquilo para eu estudar, além do mais, são pessoas como eu, da mesma faixa etária”.
Moradora de Itambi, a aluna Maria de Fátima Mizael, 59 anos, diz estar focada nos estudos.
“Quero recuperar o tempo perdido, e tenho fé que vou aprender. Há mais de 20 anos não entro em uma sala de sala. Assim que fiquei viúva, tive que ir trabalhar e cuidar dos meus dois filhos, mas agora que estão todos criados e casados, vou pensar em mim. É horrível depender de outras pessoas para ler e escrever”, ressaltou Maria.
Segundo a professora Edmara Cardoso Mangueira, o trabalho requer paciência, mas é gratificante.
“Realizamos um estudo diferenciado, voltado para a vivência deles. Aqui, todos aprendem. É uma troca de saberes. Existe um grau de dificuldade alto, mas eles são focados e querem aprendem ao máximo”.
Há vagas
Para quem se interessar em estudar na EJA do Vida em Movimento, ainda há vagas para o turno da tarde. A preferência é para as pessoas já participantes do projeto. Basta comparecer a sede do Vida em Movimento, com a seguinte documentação: RG, CPF, transferência escolar (caso haja), comprovante de residência e duas fotos 3x4.
A sede do projeto Vida em Movimento fica na Rua Vicente Celestino, n° 122, Centro, Itaboraí
Vida em Movimento
O projeto atende aproximadamente 2 mil inscritos com mais de 50 anos no município. O objetivo é resgatar a autoestima e proporcionar melhor qualidade de vida. Ao todo, são 25 polos por toda a cidade, com atividades físicas. Além de aulas de hidroginástica, informática, dança de salão, corte e costura, pintura em tela, pintura em tecido, crochê, tricô e vagonite, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares