quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Itaboraí começa a modernizar semáforos no Centro da cidade

Dando continuidade às ações de organização do tráfego de veículos na cidade, a Secretaria Municipal de Transportes de Itaboraí deu início à modernização dos semáforos da Avenida 22 de Maio, principal via do Centro, que tem recebido diversas intervenções desde 2013. O primeiro equipamento dos 18 novos sinais de trânsito que equiparão toda a via, em substituição aos atuais, entrou em funcionamento nesta semana, em frente à Praça Alarico Antunes.
Mais moderno, o semáforo possui temporizador de segundos para motoristas e pedestres, lâmpadas de led e um letreiro eletrônico que pode exibir, em tempo real, informações de utilidade pública, como as condições da via para os motoristas. Após a instalação de todo o conjunto, haverá também a possibilidade de sincronização dos sinais de trânsito.
Segundo o secretário de Transportes de Itaboraí, Cláudio Ivanof, os 18 novos semáforos serão instalados ao longo dos 7 km da 22 de Maio. Entre as facilidades de operação do equipamento, Ivanof ressalta a possibilidade de se mudar rapidamente o conteúdo da mensagem exibida no letreiro a partir da utilização de um aparelho celular.
“O principal objetivo com a troca desses semáforos é dar mais modernidade, agilidade e organização ao tráfego da cidade. Itaboraí estava abandonada há muito tempo, e com um número cada dia maior de carros na via. Não cabe mais uma avenida atrasada, com semáforos antigos e não sincronizados”, afirmou Ivanof.
No início deste ano, a Prefeitura realizou modificações no tráfego da 22 de Maio por meio da mudança alguns locais de retorno de veículos, o que deu mais fluidez ao trânsito, especialmente no Centro. Para os motoristas, que já aprovaram as primeiras ações, a troca dos semáforos também é bem-vinda.
“Essas mudanças são necessárias e ajudam em muito a desafogar o trânsito. Com o temporizador, por exemplo, sabemos o tempo certo que temos para atravessar o sinal. Isso ajuda a nós, motoristas, e também aos pedestres, que podem atravessar a rua com mais segurança”, disse Marcelo da Silva, morador do bairro Outeiro das Pedras.
          Os sinais de trânsito que forem substituídos na 22 de Maio poderão ser reinstalados em outras ruas de menor movimento, à medida em que for detectada a necessidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares