quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Itaboraí terá Abrigo da Criança e Adolescente

O prefeito Helil Cardozo inaugura, na próxima segunda-feira (24/02), no Centro de Itaboraí, o Abrigo Institucional da Criança e Adolescente Dr. Ewaldo Saramago Pinheiro. O anúncio foi feito nesta terça-feira (18/02) pelo vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Social, Audir Santana, durante a entrega, no Esporte Clube Comercial, dos novos coletes que serão usados pelos servidores da Secretaria, especialmente nas ações externas.

“A instituição terá capacidade para abrigar 20 crianças e adolescentes com problemas de quebra familiar. O atendimento será feito por uma equipe formada por psicólogos, assistentes sociais, cuidadores, cozinheiros e assistentes de serviços gerais”, explicou Audir. “As crianças e adolescentes ficarão abrigadas num período curto, no máximo um mês, aguardando a decisão da justiça sobre o retorno ao convívio com os pais e parentes ou até mesmo adoção. As crianças e adolescentes da nossa cidade, por falta de abrigo, eram levadas para instituições de Tanguá e Saquarema”.

Audir Santana explicou, ainda, que em respeito à legislação em vigor, o endereço da instituição não pode ser divulgado publicamente. O homenageado, Saramago Pinheiro, que morreu recentemente aos 99 anos, dedicou toda a sua vida profissional a Itaboraí, onde também dá nome a uma rua no bairro do Outeiro das Pedras. Político de grande influência no antigo Estado da Guanabara e no Estado do Rio de Janeiro entre as décadas de 1950 e 1970, foi duas vezes eleito deputado federal e 9 vezes exerceu o mandato de deputado estadual, sendo por duas vezes presidente da Alerj.

“Ele (Saramago) era advogado, professor e pecuarista. Defendia as políticas de incentivo à agricultura e foi fundador e presidente da antiga Acar-RJ, hoje Emater-RJ. Natural de Niterói, aos 21 anos se formou em direito e começou a advogar em Itaboraí e Saquarema, defendendo lavradores pobres”, disse a médica Walkyria Saramago Pinheiro, que participará da inauguração do Abrigo que levará o nome de seu pai.

A partir de agora, os servidores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDS) dos programas Creas, Cras, Proteção Especial, Bolsa Família, Peti e Projovem utilizarão no dia a dia o colete nas cores azul e verde com detalhes em cinza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares