quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Professores de educação física são capacitados para trabalho com Idosos do "Vida em Movimento"


Treze professores de educação física de Itaboraí, que atuam nos 25 polos do projeto "Vida em Movimento", participaram, nesta sexta-feira (21), de um curso para cuidados com a hipertensão e diabetes em pessoas idosas. Promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, em conjunto com a pasta de Habitação e Políticas Sociais, a aula foi ministrada pelas enfermeiras Tatiana Feliciano e Márcia Helena, que enfatizaram a importância das atividades físicas para a qualidade de vida e a saúde na terceira idade.

Os educadores foram preparados para as atividades com idosos, como explica a coordenadora do programa municipal de Saúde do Idoso, Vânia Rogéria:

"Temos uma parceria com este projeto para que também possamos acompanhar e cuidar de nossos idosos. O nosso desafio é capacitar as pessoas sobre o diabetes melitus e a hipertensão arterial, doenças que são comuns em pessoas com mais de 50 anos".

Para a primeira-dama e coordenadora do Vida em Movimento, Ana Maria Cardozo, há uma carência de cursos de capacitação de cuidadores de idosos na região, e a parceria com especialistas facilita a integração e amplia o conhecimento.

“É incrível a população de idosos na cidade. É um público muito dedicado e participativo. Então, decidimos preparar os professores para atender a essa demanda. Os professores trabalham bem e queremos melhorar ainda mais para que eles proporcionem uma vida mais saudável para nossos alunos", contou Ana Maria.

O professor de educação física Rômulo Gil Gomes, 31 anos, do polo de Itambi, afirmou que é possível recuperar, na velhice, anos perdidos por falta de atividade física. Pós-graduado em fisiologia do exercício, Gomes garante que qualquer um pode e deve fazer exercícios.

"Qualquer pessoa deve fazer atividade física. Basta adequar o exercício à idade e às particularidades fisiológicas de cada um. Para isso, o ideal é procurar um profissional que saiba ajustar o exercício às dificuldades pessoais", disse Gomes.

Sobre o curso, o professor ressalta que é importante o aperfeiçoamento e as oficinas para reciclagem.

“Estudo diariamente e procuro participar de cursos sobre saúde. A aula que tivemos sobre diabetes foi bem interessante e apresentou informações novas para mim, específicas para os idosos", conclui o educador.

Vida em Movimento
Com aproximadamente 2 mil inscritos, o Vida em Movimento visa a resgatar a autoestima e o bem estar da população de Itaboraí com mais de 50 anos de idade, proporcionando melhor qualidade de vida por meio do incentivo à prática de diversas ações. Funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. A sede fica na Rua Vicente Celestino, 4, Quadra B, Lote 122, Centro, Itaboraí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares