sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Serviço de tomografia de Itaboraí já contabiliza mais de 3 mil exames


O serviço de tomografia do Hospital Municipal Desembargador Leal Junior, em Itaboraí, já realizou mais de 3.300 exames desde a implantação do equipamento pela atual gestão municipal, em abril do ano passado.

Em 21 anos de fundação da unidade de saúde, esta é a primeira vez que um tomógrafo é ofertado à população diretamente no Hospital Municipal. O serviço funciona 24 horas, de domingo a domingo, com a possibilidade de realizar 17 exames diferentes, do crânio ao tornozelo.

“Quando assumimos a gestão, montei meu gabinete dentro do Hospital Municipal, que precisava de atenção urgente. Com muito esforço, em apenas quatro meses já tínhamos um tomógrafo à disposição da população”, lembra o prefeito Helil Cardozo. “Continuamos trabalhando duro para manter o bom atendimento e melhorar cada vez mais as condições da unidade, que recebe grande demanda de pacientes”.

O tomógrafo é operado por uma equipe técnica especializada, incluindo médicos radiologistas, e fornece imagens mais precisas do que as do equipamento de Raios-X, detectando alterações muito pequenas em ossos, tecidos, órgãos e outras estruturas do corpo. É utilizado ainda para investigar nódulos ou tumores, bem como vasos pulmonares e cerebrais. O laudo fica pronto em até 2 horas. Em casos de risco de vida, o parecer sai em menos de 30 minutos.

“O serviço de tomografia no hospital municipal foi um ganho enorme para a cidade. Muitas vidas foram salvas, já que o equipamento possibilitou precisão e agilidade no diagnóstico de pacientes com traumas graves, que são a maioria dos atendidos nessa unidade de saúde”, afirmou Edilson Francisco dos Santos, secretário municipal de Saúde.

O diretor do Hospital Municipal, Marcos Souza, lembra que a unidade de saúde, além de atender a população local, costuma receber muitas vítimas de acidentes ocorridos nas quatro rodovias que cortam a cidade e trabalhadores que atuam nas obras do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj), onde há mais de 30 mill funcionários. O diretor lembra, ainda, que o tomógrafo diminuiu o tempo de internação dos pacientes. O Leal Júnior é o único hospital com atendimento de emergência em toda a cidade. Em Itaboraí, não há hospitais da rede privada.

“Devemos comemorar o número de vidas que foram preservadas diante da gravidade dos pacientes que chegam aqui”, diz Marcos Souza. “O serviço de tomografia atende casos de urgência e emergência, em sua maioria, vítimas de traumatismo craniano e também Acidente Vascular Cerebral (AVC)”, explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares