sexta-feira, 14 de março de 2014

Inscrições para "1ª Olimpíada Online da História de Itaboraí" superam expectativas

 
Para surpresa da própria Secretaria Municipal de Educação as inscrições para a 1ª Olimpíada da História de Itaboraí superaram as expectativas. A previsão inicial era a de que cerca de 40 equipes fossem formadas, mas os coordenadores do evento receberam 380 pedidos de inscrição de equipes, totalizando 1.520 alunos das escolas municipais. A competição, que é predominantemente disputada em ambiente virtual, foi iniciada na última segunda-feira (10/03), e na primeira fase os alunos enfrentaram 10 questões objetivas e duas atividades.
Organizada pela subsecretaria de Tecnologias Educacionais e Informação, a olimpíada é destinada aos alunos e professores dos ensinos Fundamental II (6° ao 9° ano), Regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Cada equipe poderá ter até quatro alunos - sem a necessidade de serem da mesma turma ou ano escolar - e um professor orientador, de qualquer disciplina.
Dividida em seis fases, cinco delas serão online, realizadas em uma plataforma que poderá ser acessada de qualquer computador com internet, por meio do site www.olimpiadaitaborai.com.br.   Apenas a última fase será presencial, com uma grande gincana no dia 13 de junho, com seis equipes classificadas nas fases anteriores.
“Desde 2013, a disciplina “História de Itaboraí” passou a constar da grade curricular dos alunos da rede pública, em todos as séries do 1º ao 9 º ano. Mesmo assim, em todas as fases, nós disponibilizaremos textos e vídeos que servirão de subsídio para o aluno”, afirmou o professor de história e presidente da Comissão Organizadora da Olimpíada, Sandro Ramon Ferreira.
Ele destacou ainda, que a olimpíada é um movimento de valorização da história local.
“Temos muitos alunos novos que vieram até de outro Estado e que não conhecem bem nossa cidade. Essa nova grade curricular vai ajudar e muito para a disseminação dessa história e valorização da cidade”, disse.
As duas primeiras etapas contarão com 10 questões objetivas e duas atividades. Da terceira à quinta fase serão incluídas duas questões discursivas. Cada equipe terá um prazo definido para o envio das respostas. As etapas não são eliminatórias, e sim, com acúmulo de pontos. Todas as equipes seguirão até a 5ª fase e só serão desclassificadas se deixarem de realizar alguma etapa. Será realizada uma contagem de pontos e os 6 primeiros colocados irão para a final.
“Esta olimpíada será importante para que nossos alunos e professores, muitos deles moradores da cidade, possam conhecer a rica história de Itaboraí. Fico satisfeito em ver tantos profissionais engajados em um objetivo comum, que é o de sempre melhorar a Educação no município. E que cada um de vocês possa escrever sua história nesta cidade”, enfatizou o prefeito Helil Cardozo aos alunod, durante o lançamento da Olimpíada.
A avaliação das respostas será realizada por quatro professores da rede municipal. As três primeiras equipes colocadas receberão premiação para alunos participantes, professores orientadores e a própria unidade escolar. Alunos e docentes que obtiverem o primeiro lugar ganharão um notebook cada, e a escola será contemplada com um carrinho multimídia, composto por notebook, datashow e equipamento de som para a escola. Os segundos colocados levam tablets e um datashow para a escola. Já a equipe que conquistar o terceiro lugar ganhará aparelhos de MP5 para cada e um notebook para a unidade escolar.
Segundo a coordenadora de projetos tecnológicos educacionais, Vanda Cardozo, a olimpíada foi toda pensada e construída por professores regentes da rede, com fatos, narrativas, ações cotidianas, hábitos da cidade e outros aspectos. A plataforma digital é composta por textos para pesquisa e vídeos aulas produzidas pelos próprios professores
“Estamos trabalhando intensamente desde abril de 2013 neste projeto, com pesquisas históricas, vídeo-aulas e textos, montando a própria plataforma. E o sucesso da olimpíada vai depender do trabalho realizado dentro das escolas”, comentou.

Cronograma
Período das atividades das equipes
1ª fase - 10/03 a 21/03
2ª fase - 24/03 a 04/04
3ª fase - 07/04 a 25/04
4ª fase - 28/04 a 09/05
5ª fase - 12/05 a 23/05

Avaliação das provas e atividades para criação do ranking
27/05 a 30/05

Divulgação dos resultados
02/06 a 06/06

Evento final – 6ª fase
13/06

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares