quarta-feira, 16 de abril de 2014

Educação realiza aula inaugural do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC




A Prefeitura de Itaboraí por meio da secretaria municipal de Educação e Cultura (Semec) realizou na noite da última terça-feira (15/04), no Colégio Cenecista Alberto Torres, no centro, a aula inaugural da formação continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) em Matemática e Linguagem. Iniciado na rede municipal no ano passado, o PNAIC é um compromisso formal assumido pelos governos federal, estaduais e municípais para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3° ano do Ensino Fundamental.

Segundo a secretária municipal de Educação e Cultura, Susilaine Duarte, esta nova etapa que se inicia terá um foco ampliado, além da continuidade das discussões sobre linguagem, a matemática será inserida. “Vamos redescobri-la, deixar de lado o medo e ousar, ler e escrever o mundo usando a linguagem própria da matemática. Construir novos saberes, encontrar outros caminhos para ensinar”, enfatizou a secretária.

O PNAIC tem duração de dois anos, e acontece em Itaboraí desde março do ano passado, com uma carga horária de 8h mensais, podendo acontecer em um ou dois encontros semanais, em unidades escolares pré-selecionadas, além de formações bimestrais e seminários. Com duração de 160 horas, ao todo são 16 turmas, cada uma com um orientador de estudo da rede municipal de educação.

Aproximadamente 400 professores alfabetizadores, do 1° ao 3° ano do Ensino Fundamental participam do projeto. Para a orientadora e coordenadora do Ciclo de Alfabetização, Alessandra Barbosa, o PNAIC contribui com as formações dos professores que lidam com as crianças no processo de leitura e escrita. “O ano passado foi um sucesso e este ano estamos com a mesma expectativa. É uma forma de melhorar o cotidiano do professor em sala de aula, além de estreitarmos relações”, destacou.

A aula inaugural contou ainda com a palestra da escritora e ilustradora de livros infantis Marília Pirillo, que falou sobre o processo de textos, ilustrações e projetos gráficos. “Sempre fui uma pessoa tímida, desde a época da escola, mas os livros me salvaram. E o livro ilustrativo é o primeiro contato que temos antes de aprendermos a ler, é uma leitura das imagens”.

Segundo a subsecretária de Ensino e coordenadora local do PNAIC em Itaboraí, Dilcelene Quintanilha, a rede municipal de ensino conta com aproximadamente 9 mil alunos no ciclo de alfabetização (1º a 3º ano), que compõem 385 turmas. “Este ano estamos com um diferencial, um grande avanço e conquista da Educação no município, que é a implantação da lei que estabelece 1/3 da carga horária dedicada ao estudo, planejamento e avaliação dos professores. Assim, das 8h mensais do curso, 4h são dedicadas ao cumprimento da lei”.

Nas formações são estudados e debatidos os conceitos e concepções  de alfabetização, o modo de alfabetizar e a capacitação dos professores. O objetivo é alfabetizar todas as crianças em língua portuguesa e matemática. Cada professor cursista recebe uma bolsa auxílio no valor de R$200 e material didático, oferecidos pelo Ministério da Educação (MEC) – Funda Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Além de certificados, emitido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Pelas mãos da secretária de Educação e Cultura, Susilaine Duarte, cada orientador recebeu uma caixa, com apenas algumas ferramentas, representando um desafio: construir muitas aprendizagens com os professores com os quais vivenciarão o período do PNAIC. “Espero que no seminário final, em 15 de dezembro, as caixas voltem com as marcas vivenciadas”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares